A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Administração, iniciou na quarta-feira, 28, o Curso de Integração para os seus estagiários, ministrado pelo Centro de Integração de Estágio e Oficinas de Capacitação (Ciee), indo até a quinta-feira, 29, na UniAbeu.
Segundo a subsecretária de Treinamento e Desenvolvimento Pessoal, Rita Salomão, a proposta de acompanhamento de estágio e oficinas de capacitação está prevista na nova lei, que ampara os estagiários e tem um cunho pedagógico.
“A participação dos estagiários na prefeitura é fundamental para o bom andamento e qualificação do serviço público. Por isso estamos investindo na capacitação deles com o objetivo de tornar o serviço da prefeitura mais otimizado e qualificado”, frisou a subsecretária.
A proposta de acompanhamento de estagiários “in loco” tem como objetivo, segundo o superintendente-geral do Ciee Rio, Paulo Pimenta, identificar a satisfação dos estagiários com relação ao Programa de Estágio em vigência; orientá-los quanto ao seu papel e às expectativas da prefeitura; e avaliar o grau de adequação do programa com sua proposta inicial, a contribuição para a formação profissional de seus estudantes estagiários, orientando a prefeitura e os estudantes sobre os ajustes devidos, quando necessários.
A participação dos estagiários no curso está sendo além do esperado, como é o caso da estudante do curso técnico de Mecânica, Alessemere Gomes, de 41 anos, estagiária da Defesa Civil, que após 20 anos sem estudar, retomou à vida escolar e está se empenhando ao máximo, na oportunidade de estagiar.
"Nunca é tarde para recomeçar. Estou aprendendo muito com o estágio e não me limito ao serviço que me foi incumbido, pois estou lá para aprender”, relatou a estudante, mais velha do que a média da turma, que é de 20 anos.
O curso tem a carga horária de uma hora e, na quarta-feira, 28, teve cerca de 150 alunos, divididos em três turmas, das 13h às 14h. Já na quinta-feira, 29, serão dois horários, das 9h às 10h, e, também, das 13h às 14h, com cerca de 300, totalizando 450 estagiários.
Prefeitura faz integração com os estagiários
Cerca de 450 estagiários estão sendo acompanhados pelo Centro de Integração Empresa-Escola