Prefeitura faz plantio de 130 mudas no Tatu

Crianças da Escola Municipal do Morro do Peres participaram do evento

Segunda-Feira, 16/11/2009 | .

Diversos reflorestamentos já foram realizados pela Prefeitura de Angra na encosta do Morro do Tatu, e somente agora algumas mudas estão crescendo, porque a área sempre sofre com queimadas e outras também são pisoteadas por soltadores de pipas, adultos irresponsáveis ou por crianças que ainda não tem conscientização do mal que estão fazendo à natureza.

Mas a Secretara de Meio Ambiente não desiste, e com alunos de escolas municipais, continua a reflorestar o local. O último foi feito manhã do dia 13, com a ajuda da Polícia Federal, como contrapartida de neutralização de carbono.

O replantio de mudas foi feito por crianças da Escola Municipal Professor José Antônio Novaes, do Morro do Peres. Os alunos foram orientados pelos engenheiros agrônomo (Kleyton França) e florestal (Felipe Mota) da prefeitura, mobilizadores ambientais, pelo coordenador de Áreas Verdes da secretaria, Jorge Melo, funcionários do setor de Serviços Públicos e pelo gerente de Conservação e Projetos, Fábio Jordão.

Foram plantadas cerca de 130 mudas de alelueiros, patas de vaca, mamão-mirim, paineiras-rosas, jatobás, goiabas do Ipiranga, castanhas do Maranhão, cedros, pau d‘alhos e ingás, vindas do viveiro do Inea, no Abraão (Ilha Grande).

Antes do plantio, as crianças, muitas delas moradoras de morros do Centro, ouviram atentamente explicações sobre a importância do reflorestamento no local. A menina Maria Eduarda, com uma muda de ingá na mão, escolhia com cuidado uma cava para plantá-la.

_ Vou escolher um local bem no meio da encosta para que ela cresça e seja bem bonita e forte para proteger o morro, porque ele está precisando muito da ajuda das árvores – disse ela.

Secretarias relacionadas: