Representando o Prefeito Fernando Jordão, a Primeira Dama e Secretária de Ação Social, Célia Jordão e o Secretário de Saúde, Édson Miranda, inauguraram em clima de festa e emoção, na tarde de sexta-feira, dia 19 de dezembro, o tão sonhado CAPSI – Centro de Atenção Psicossocial à Infância e à Adolescência – que já está funcionando a todo vapor na Rua Azevedo e Souza, Nº 07, no Balneário.
O Centro recebeu o nome da saudosa Dr. Gilza Betzler de Oliveira Machado, que foi uma exemplar funcionária da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra tendo inclusive exercido o cargo de Secretária Municipal de Saúde e tido papel fundamental na transição do INAMPS para o SUS.
O CAPSI foi criado para atender crianças e adolescentes autistas, psicóticos e usuários de álcool e de outras drogas, encaminhados pela rede municipal de saúde, pelas Secretarias de Ação Social e Educação e demais instituições.
Está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, oferecendo 03 refeições para os pacientes que precisarem passar o dia na unidade. Todos os freqüentadores terão atendimentos diferenciados e projetos terapêuticos próprios.
Os pacientes contarão com os serviços da coordenadora Regina Maura Bittencourt, 01 psiquiatra infantil, 02 psicólogos, 01 pediatra, 01 fonoaudiólogos, 01 professor de educação física, 01 terapeuta educacional, 01 assistente social, 01 técnica de enfermagem, 02 auxiliares de enfermagem e funcionários administrativos.
Diversos funcionários das secretarias envolvidas prestigiaram o evento e fizeram questão de frisar que o Capsi é uma conquista de todos que lutaram por ele, principalmente de Maria de Betânia, atual coordenadora da Saúde Mental da Prefeitura de Angra.
Também participaram da inauguração familiares da Dr.Gilza, como Mário César de Oliveira Machado, representantes da justiça e dos conselhos Tutelar e da Criança e do Adolescente, o Secretário de Agricultura, José Maria Novaes e o presidente da Associação de Moradores do Balneário, Jonas da Cunha Lucas.
A Secretária de Ação Social Célia Jordão disse que era com alegria que entregava o CAPSI para a população e que a conquista era muito importante para cidade.
_ Todos os entraves que enfrentamos para entregar esta importante unidade foram apenas pedras que encontramos em nossos caminhos. Conseguimos vencê-las. Elas nos fortaleceram e se transformaram em portas, janelas, paredes e quintal deste nosso primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil. Tenho certeza que este projeto irá crescer e fazer muito bem a todos que precisarem dele. Era um sonho da Dr. Gilza e de todos nós- afirmou ela.