A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Atividades Econômicas, lançou na quarta-feira, 26 de maio, um sistema de cadastro para os artesãos da cidade. O evento foi realizado no Centro de Estudos Ambientais (CEA) e contou com a presença de quase 150 profissionais do setor. Antes do lançamento, integrantes da comunidade indígena Guarani do Bracuhy fizeram uma apresentação musical.
O vice-prefeito Essiomar Gomes abriu os trabalhos, agradecendo a presença maciça dos artesãos. “Em nome do prefeito Tuca Jordão quero cumprimentar a todos e reafirmar que nosso governo tem o compromisso com os profissionais do artesanato porque sabemos a importância que esse setor tem na economia de Angra”, afirmou o vice-prefeito.
Em seguida a primeira-dama e subsecretária de Gestão de Projetos, Alessandra Jordão, disse que é bom falar sobre o artesanato, porque “nesse trabalho a pessoa lida com seus dons e desenvolve uma atividade que envolve arte”. Ela enfatizou que a prefeitura tem dedicado atenção ao artesanato, procurando aumentar a visibilidade dessa atividade para o público.
Representando o Governo do Estado, o técnico de Artesanato Altair Bittencourt, da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, afirmou que o artesanato é um negócio, e como tal, gera desenvolvimento econômico. “Por isso é importante manter atualizado o cadastro dos artesãos em todas as cidades do estado”, disse.
Os interessados poderão inscrever-se na página da prefeitura na internet ( www.angra.rj.gov.br ), imprimir o formulário do cadastro e levá-lo à Secretaria, com duas fotos (tamanho 3 X 4).
O objetivo é aproximar o artesão ao setor público, que irá apoiar e desenvolver ações e benefícios voltados aos interesses da categoria. A realização do cadastro é permanente, mas será intensificada nos primeiros 60 dias.
Prefeitura lança cadastro para artesãos
Interessados poderão inscrever-se pela internet