A prefeitura lançou na última quinta-feira, 9, o Inventário Turístico, projeto que irá realizar um completo e detalhado levantamento de tudo o que a cidade tem a oferecer como atrativo para turistas, visitantes e moradores, resultando em um portal de turismo na internet que poderá ser atualizado pelos empresários do setor. Angra (junto com João Pessoa – PB) é a pioneira na iniciativa entre os 65 municípios indutores do turismo, apontados em recente estudo do Ministério do Turismo.
O lançamento do projeto aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, e contou com a presença do prefeito Tuca Jordão, do vice-prefeito Essiomar Gomes, do presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, além de vereadores e representantes do Sebrae, TurisRio e de todo o trade turístico de Angra dos Reis. O prefeito falou sobre a importância da iniciativa e da participação de todos os empresários para o sucesso do projeto.
- Não tenho dúvidas de que o Inventário é uma das principais ferramentas para desenvolver o turismo em Angra. Toda a cidade deve se envolver no projeto. Precisamos do empenho de todos para seu sucesso – frisou Tuca Jordão.
Veníssius ressaltou a importância de toda a cidade “abraçar” o projeto. “O Inventário não é da prefeitura nem da TurisAngra, é de toda a cidade. Os empresários e toda a população precisam tomar para si o projeto, pois só assim teremos sucesso”, comentou o presidente da Fundação de Turismo de Angra, apontando outros pontos importantes:
-
O Inventário é um levantamento completo da oferta turística da cidade, capaz de apontar tudo aquilo que Angra tem como atrativo, e de gerar informações para que seja possível realizar um turismo que realmente beneficie a população. Com o inventário, vai ser possível conhecer as características, qualidades e deficiências da cidade,possibilitando, a partir daí, definir o que precisa ser melhorado ou aperfeiçoado – concluiu.
PORTAL DO TURISMO
Durante o evento, os convidados puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto, que foi detalhado pelos pesquisadores do Instituto Ideias, empresa que venceu a licitação para a realização do serviço, previsto para durar dois anos.
- Iremos realizar um completo e detalhado levantamento de tudo o que a cidade tem a oferecer de atrativo aos moradores, visitantes e turistas, como pontos comerciais, hotéis, pousadas, campings, albergues, restaurantes, lanchonetes e quiosques, além de artistas, artesãos, grupos culturais, associações e outros serviços fundamentais, que formam o patrimônio turístico de Angra dos Reis – enumerou Ana Maria Siems Forte, do Ideias.
Ainda segundo Ana, uma equipe de profissionais capacitados irá coletar dados em toda a cidade, e as informações serão lançadas em um banco de dados que disponibilizará tudo na internet. Tudo isso com muita facilidade de consulta pela população e praticidade de atualização dos dados dos empresários.
- Angra terá seu Portal de Turismo - www.turisangra.com.br -, em que cada empreendimento passará a ter uma página interativa gratuita, com facilidade para editar suas informações e adicionar fotos e vídeos para divulgação de seu negócio. O portal irá aumentar as possibilidades de o visitante e a população em geral conhecerem os atrativos turísticos da cidade – explicou a pesquisadora.
Projeto prevê criação de Selo de Qualidade e Plano de Marketing
O Inventário prevê ainda a criação de um Selo de Qualidade e de um Plano de Marketing. Nos próximos 90 dias, uma equipe especializada irá realizar uma série de estudos para definir as melhores estratégias para a manutenção e conquista de turistas. A partir desse diagnóstico, será elaborado um Plano de Marketing que irá apontar os produtos que devem ser priorizados e o perfil ideal de clientes para cada um deles. O resultado será usado na definição das ações de divulgação de Angra para outras cidades do Brasil e do mundo.
- O Selo de Qualidade do Turismo é uma aposta da prefeitura e da TurisAngra na melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos na cidade. O selo irá identificar os empreendimentos comprometidos com esse preceito, e o critério de avaliação será definido em seminário pelos próprios empresários do setor – explicou Veníssius.
Com o selo, o turista terá a garantia de que aquele produto ou serviço passou por uma avaliação criteriosa, e que todos os envolvidos no empreendimento estão empenhados em sua melhoria contínua. As empresas que não conquistarem o selo em um primeiro momento terão a chance de se adequar para receber a certificação.
Pioneira entre os 65 Municípios Indutores do Turismo
Angra dos Reis é um dos cinco principais destinos turísticos do Rio de Janeiro, e foi selecionada pelo Ministério do Turismo como um dos 65 municípios indutores do turismo no Brasil. “Agora, será também uma das primeiras a realizar o seu Inventário Turístico, com técnicas modernas que permitirão informação ao alcance de todos. Os visitantes, turistas, empresários, investidores e a população em geral só têm a ganhar”, comentou Veníssius.
- A participação da população e dos empresários será vital para o sucesso do projeto. É preciso receber bem os pesquisadores e fornecer todas as informações sobre cada empreendimento, que receberá um adesivo de participação e passará a fazer parte, gratuitamente, do portal de turismo de Angra dos Reis – explicou Jacqueline Almeida, turismóloga da Fundação de Turismo.