Prefeitura de Angra continua com suas aulas de primeiros socorros sendo oferecidas a funcionários que trabalham na área de educação infantil. Nessa terça-feira, dia 20, mais uma turma se formou. As aulas são realizadas em uma das salas do Centro Cultural Theophilo Massad. Professores, diretores de creche, auxiliares de berçário, berçaristas e auxiliares de recreação participam do curso. As aulas estão sendo oferecidas por profissionais da Defesa Civil, através de uma parceria com a Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, ligada à Secretaria de Administração.
A expectativa é de que cerca de 240 profissionais participem do curso, que tem oito horas de duração. A primeira turma formou-se no dia 6 deste mês. Há turmas previstas para o dia 27 de outubro, 10, 17 e 24 de novembro e 15 de dezembro. As aulas vão das 8h às 17h30. As inscrições dos profissionais estão sendo coordenadas pela Secretaria de Educação. A ideia é que o curso de primeiros socorros continue a ser oferecido no ano que vem.
As aulas são práticas e teóricas, abordando parada cardiopulmonar, reanimação, abordagem de vítimas, luxações, engasgos, queimaduras, acidentes com animais peçonhentos etc.
– O conteúdo do curso é de extrema importância, pois lido com crianças de até seis anos e, nessa faixa etária, pequenos acidentes costumam acontecer e constantemente elas se machucam. O que é aprendido no curso ajuda na hora de prestarmos um primeiro atendimento rápido – explicou Gustavo Pimentel, auxiliar de recreação.
– Geralmente, em uma situação de emergência, em que alguém precisa de socorro, muitas pessoas costumam entrar em pânico e fazer coisas que não deveriam fazer. O importante nesse curso é que as pessoas saibam também o que não deve ser feito, para não agravarem uma situação – ressaltou Marco Oliveira, coordenador de Integração Comunitária da Defesa Civil Municipal.