Em um clima de comemoração e satisfação, os profissionais da educação da rede municipal de educação da Prefeitura de Angra se esbaldaram da Festa do Professor promovida pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, na noite da quarta-feira, 14, no Clube Comercial.
A festa, que é um resgate dos antigos encontros de professores, realizados há 20 anos no governo do prefeito Reseck, foi um sucesso de público e provou, com a participação de mais de 500 profissionais, que vale a pena investir na qualidade das relações humanas entre os servidores públicos. Não somente professores foram convidados, mas os berçaristas e demais profissionais das creches municipais também.
A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, estava com um sorriso contagiante, acompanhada pelas subsecretárias Neuza Fonseca, Vera Cunha e Juliana Dayube, e de toda a sua equipe, que com muita dedicação tem se destacado à frente de uma das principais secretarias do governo municipal.
O secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, representou o prefeito Tuca Jordão no evento e falou sobre a importância do profissional da educação na vida das pessoas.
– O professor é quem nos ensina os valores de cidadania. Eles nem sempre recebem o destaque merecido, mas queremos mostrar que nessa gestão, de continuidade, e com uma nova equipe e ideias, que o professor tem voz e voto – frisou o secretário, falando sobre a gestão democrática de Luciane Rabha. Ele também falou sobre as políticas públicas, mudança de referência e plano de cargos, para os professore do docente 1, avisando que em janeiro de 2010, serão cumpridas pelo prefeito Tuca Jordão. Além da carga horária dos berçaristas, que foi diminuída para sete horas. – No nosso governo é assim: compromisso assumido, compromisso realizado – ratificou ele.
A secretária e professora Luciane Rabha fez uma homenagem aos seus colegas de profissão ao fazer o lançamento da Agenda da Educação 2010.
– Esta agenda servirá de referência para todos nós e foi idealizada pela professora Ana Maris. Nela temos o histórico da educação no nosso município e partir de segunda-feira, estará disponível para todos os professores – contou. Em seguida ela chamou as diretoras das escolas Francisco Pereira Rocha e Benedito dos Santos Barbosa – onde funciona o Centro de Horário Integral (Cehi) – para receberem seus exemplares.
As homenagens não ficaram por aí, pois outros professores foram chamados por desenvolverem trabalhos em suas unidades e servir de exemplo aos demais, como Cristina Lacerda, que, com os alunos deficientes visuais, tem realizado atividades acima das expectativas.
– Cristina é um referencial para encontros de professores – falou Luciane.
Durante a festa, que contou com um DJ, foram sorteados mais de 80 brindes para todos, e surpresas agradáveis, como a presença de professores já aposentados abrilhantando a noite. Uma festa para marcar gerações.