Prefeitura realizou II Seminário de Gestão Pública

Também foi apresentado um balanço das atividades do governo

Terça-Feira, 27/04/2010 | .


A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Governo e Defesa Civil e da Subsecretaria de Gestão de Projetos, realizou o II Seminário de Gestão Pública no Iate Clube Aquidabã, na terça-feira (27). O prefeito Tuca Jordão abriu o evento, lembrando que o aperfeiçoamento da gestão pública é tarefa de todos. “Precisamos continuar trabalhando, somando esforços, nos dedicando a esta cidade. Valorizar o servidor e realizar as obras necessárias, sempre em um trabalho coletivo, com espírito de equipe”, afirmou Tuca.

A mesa de abertura foi composta pelo prefeito, pela primeira-dama e subsecretária de Gestão de Projetos Alessandra Jordão, pelo vice-prefeito Essiomar Gomes e pelo secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares. Essiomar Gomes, ao falar sobre a gestão da cidade, lembrou que ele e o prefeito devem “dar continuidade a um trabalho sério que vem dando certo em Angra. Acredito que é nosso papel defender esse trabalho, em todos os lugares”, disse.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marco Aurélio Vargas, relacionou a qualidade da gestão pública com o quadro de profissionais da prefeitura. “Quando comecei a trabalhar na prefeitura tínhamos poucos engenheiros, por exemplo. Hoje a evolução do nosso quadro de funcionários é grande, temos muitos profissionais das mais diversas áreas, o que permite um trabalho mais completo do governo”, disse Marco Aurélio. Em seguida, ele apresentou os resultados das ações da prefeitura nas localidades atingidas pelas chuvas do início do ano.

Dando continuidade ao seminário, Marco Bechara, especialista em Planejamento Estratégico, apresentou a palestra “A nova ordem social do século XXI”. Ele afirmou que ao contrário do senso comum, não existe a dualidade pessoal-profissional. “O que você é como ser humano, na sua vida pessoal, também é como profissional”, disse. Marco acrescentou que no serviço público a postura pessoal do funcionário é essencial, porque também representa a qualidade da gestão pública no relacionamento com os cidadãos.

A primeira-dama e subsecretária de Gestão  de Projetos Alessandra Jordão fez uma apresentação da subsecretaria, com sua estrutura e objetivos administrativos. Basicamente a subsecretaria trabalha em dois eixos: a gestão de projetos e o aperfeiçoamento das relações interpessoais. “A prefeitura é uma instituição cujos projetos têm de dar retorno”, afirmou Alessandra Jordão. A capacitação dos funcionários da prefeitura, segundo ela, continuará, incluindo as atividades relacionadas ao Programa Estadual de Captação de Recursos Municipais (Pecam).

Secretarias relacionadas: