A comunidade católica de Monsuaba desde o dia 2 está vivendo momentos de muita devoção pela passagem de celebração de seu padroeiro o Sagrado Coração de Jesus, com a realização da programação religiosa. Mas a partir de sexta-feira, 11, começa a programação festiva no bairro e os eventos vão até domingo, 13, dia em que a comunidade receberá de volta uma das peças do acervo de sua igreja restaurada: uma pia batismal do século XIX, datada de 1874.
O tradicional utensílio religioso foi levado no início de 2009 pela gerência patrimonial da Prefeitura de Angra para o Museu de Arte Sacra para ser restaurado, e oficialmente será devolvido a comunidade da igreja Sagrado Coração de Jesus após a procissão do padroeiro, que acontecerá na localidade às 17h de domingo.
Os restauradores constataram no interior da pia uma espessa camada de concreto que foi retirada, e através de uma técnica muito empregada no século XVII, denominada de afresco, transformando a pintura em mármore, os técnicos conseguiram recuperar a pia batismal. No trabalho de restauração da peça foi empregada uma camada de gesso, pó de mármore, areia fina, pigmentos naturais e aglutinantes.
Cabe ressaltar que no conjunto deste utensílio de tradição religiosa - pia suporte e bacia suporte de apoio - é original do século XIX, mas a bacia do suporte não era mais original, e sim de cimento e concreto.