Foi realizada na última quarta-feira, dia 17, a premiação para os melhores trabalhos apresentados na exposição “Conhecendo Angra e o Mundo Através de Cartões-Postais”. A mostra está no Teatro Municipal de Angra, localizado no Centro Cultural Theóphilo Massad, e fica até o dia 29 de junho, nos seguintes horários: terça-feira, das 16h às 22h; quarta a sábado, 9h às 22h; e domingo, das 16h às 22h. A entrada é franca.
A cerimônia de premiação contou com a presença da secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, professores e representantes da Secretaria de Educação, além de alunos da rede municipal de ensino. Joseilson Ribeiro da Silva, da Escola Municipal Professora Amélia Araújo Lage, de Garatucaia, foi o autor do melhor trabalho. Joseilson tem 13 anos, é morador de Garatucaia e faz curso de desenho no Senac. O segundo lugar foi para Adriane Ferreira, da E. M. Coronel João Pedro de Almeida, do Camorim; em terceiro lugar ficou o aluno Ronald, da E. M. Pedro Soares, do Provetá, na Ilha Grande. Seus trabalhos estão em destaque na exposição.
Além dos três primeiros, outros dez alunos receberam medalhas por seus trabalhos. Eles são das escolas municipais Pedro Soares, Coronel João Pedro, Amélia Araújo Lage, Tereza Pinheiro, Áurea Pires da Gama, Professora Tânia Rita e Nova Perequê. Além dos troféus e medalhas, todos os premiados também ganharam kits de pintura. Os trabalhos retratam paisagens angrenses.
O evento teve apresentações musicais de alunos da E. M. para Deficientes Visuais e da E. M. Mauro Sérgio da Cunha. Alunos da Cia. de Dança Instituto Arena executaram diversos números.
O objetivo da exposição é ressaltar o significado e a importância do cartão-postal, principalmente para uma cidade turística como Angra, que por meio dos cartões é divulgada mundo afora. A exposição é resultado das oficinas de cartões-postais coordenadas pela professora Ana Maris Ribeiro, que também é colecionadora e organizadora da mostra. Muitos dos cartões expostos foram confeccionados pelos alunos da rede municipal nessas oficinas e fazem parte de um trabalho multidisciplinar, que envolve as disciplinas de Língua Inglesa, Língua Espanhola, Arte, e Educação e Turismo. Na exposição também há cartões comerciais de Angra e outras cidades do Brasil e do mundo.
Dentro da exposição vêm sendo realizadas oficinas sobre temas variados. Durante as oficinas, os alunos da rede municipal confeccionam novos cartões-postais, relacionados aos temas abordados. Esses cartões farão parte de uma nova mostra no ano que vem. Tanto a exposição quanto as oficinas são abertas ao público. Confira a programação:
Centro Histórico
Data e hora: 19/06, 9h30
Palestrantes: Ana Maris e Luciana Badaró
Diversidade
Data e hora: 25/06, 9h30
Palestrantes: Rosa Falcão e Luíza Helena
Ecossistemas de Angra dos Reis
Data e hora: 25/06, 14h
Palestrantes: Maria de Fátima e Wellington
Cultura Indígena
Data e hora: 26/06, 9h30
Palestrantes: Ana Maris Ribeiro e Luciana Badaró