O curso “Preparação de jovens para o mercado de trabalho”, oferecido no Monte Castelo, atraiu um grande número de interessados. Cerca de 50 jovens compareceram ao Centro de Inteligência e Cidadania para assistir as aulas nos dias 17 e 18. A iniciativa do curso foi do Programa Comunidades de Angra, que pertence à prefeitura, com o objetivo de dar continuidade à capacitação profissional dos moradores e atender às solicitações feitas durante a passagem do programa pela localidade, em 2007.
Os alunos tiveram acesso a um panorama abrangente do funcionamento do mercado de trabalho, e puderam esclarecer dúvidas pertinentes a um momento decisivo na vida dos jovens, que é o início da vida profissional. Nas duas palestras do curso, eles aprenderam lições sobre as melhores estratégias de inserção no mercado, como conseguir o primeiro emprego, as diferenças entre a aprendizagem na escola e as exigências do mercado, a importância do apoio da família, elaboração de currículo, como abordar as empresas, como se comportar em entrevistas de emprego, como escolher em que área atuar, importância de se investir na qualificação, globalização e avanços tecnológicas afetando o mercado etc.
As palestras foram ministradas por Irani Rodrigues Pereira, formado em Comunicação, pós-graduado em Gerenciamento de Facilities. O profissional, que atua na área de gestão de pessoal, destaca a visão prática do mercado que o curso oferece.
– Existe uma lacuna muito grande entre a teoria e a prática, entre o que a escola ensina e o mercado exige. Isso vale para todos os níveis. É comum vermos pessoas já formadas em faculdade sem saber o que fazer, sem saber nem por onde começar – explicou Irani.
O Comunidades de Angra estuda estender o curso para outros bairros visitados pelo programa.