Preservação do Patrimônio

TurisAngra assume Gerência de Patrimônio Histórico para Cultuar focar nas atividades artísticas e culturais

Quinta-Feira, 08/01/2009 | .

Duas das principais igrejas de Angra dos Reis estão passando por reformas gerais de infra-estrutura. Até o fim de janeiro deverão estar concluídas as obras no Museu de Arte Sacra, que fica na Igreja Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, no Centro. Até junho, também fica pronta a reforma da Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Ribeira.

Segundo o gerente de Patrimônio da Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra), Alonso de Oliveira, as duas obras incluem substituição total do reboco das paredes (interno e externo), troca do telhado, instalação de nova parte elétrica, imunização e pintura geral.

- São obras emergenciais que há quatro anos estávamos querendo realizar. Foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) – explicou Alonso, que adiantou que o museu será reaberto com uma nova exposição de peças do acervo.

Corredores de Turismo - Desde 1º de janeiro, a Gerência de Patrimônio Histórico passou a ser de responsabilidade da TurisAngra. De acordo com o presidente da autarquia, Marcus Venissius Barbosa, a mudança permite maior liberdade para que a Cultuar (Fundação de Cultura), que administrava a gerência, trabalhe na implantação de projetos e atividades que deem “alma” a nosso patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso, fomentando o desenvolvimento cultural de nossa população.

- Assim como, em uma outra etapa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também deve ser uma parceira fundamental na viabilização de projetos que gerem emprego e renda, criando, assim, novos corredores de turismo fundamentais para o crescimento de nossa cidade – concluiu Venissius.

Secretarias relacionadas: