Prêmio Cultura Nota 10

Lançamento em Angra, no dia 5, reuniu artistas, representantes da Prefeitura, educadores e entidades

Quinta-Feira, 06/09/2007 | .

Representantes da Prefeitura de Angra, produtores da cidade, artistas, educadores, representantes da Secretaria de Estado de Cultura e do Instituto Cidade Viva do Rio de Janeiro saíram satisfeitos e motivados a produzirem ainda mais cultura de qualidade, depois de participaram do lançamento do Prêmio Cultura Nota 10, edição 2007, na tarde do dia 5, na Sala Maestro Gerard Galloway, no Centro Cultural de Angra dos Reis.
            O Subsecretário de Cultura de Angra, Marcelo Tavares, ressaltou o grande valor do projeto que segundo ele está fazendo um mapeamento do que de melhor está se produzindo culturalmente no Estado com apoio integral de Prefeituras, como a de angra dos Reis.
            No ano passado, um dos projetos de Angra, o de Oficina de Violão dos Meninos da Japuíba, “Vem Tocar Comigo”, do Professor Flevérson Tavares, foi premiado entre os 10 primeiros, concorrendo com 1.187 aprovados, dentre 1800 projetos inscritos em todo o Estado. Fleverson , presente ao evento,  falou sobre a importância dos agentes culturais se inscreverem em ações como esta “ que está sendo fundamental para o crescimento e valorização do projeto Vem Tocar Comigo como o de  muitos outros do Estado do Rio”.
            O Prêmio Cultura Nota 10 , foi criado em 2003 pelo Instituto Cidade Viva para valorizar, reconhecer publicamente, premiar e divulgar iniciativas culturais inovadoras no Rio de Janeiro que sejam capazes de gerar crescimento social, bem comum para a população, aumentar a auto-estima das comunidades, gerar trabalho e renda sustentáveis e fortalecer a identidade cultural da região fluminense.
            O Cultura Nota 10 além de  identifica em todo o Estado do Rio os  projetos culturais e premiá-los, faz também suas divulgações e os certifica com a Chancela que é um Selo do Prêmio possibilitando a atração de patrocinadores e  ao seus crescimentos para que eles passem a ser multiplicadores, valorizando assim a história cultural do Estado. “Mas para que isso aconteça é fundamental que todas as pessoas inscrevam seus projetos para que eles saiam do município e passem a ser conhecidos por um número maior de pessoas em um número maior de lugares” como o explica a representante do Cidade Viva  Francis Niszputem
            As inscrições para o Prêmio já estão abertas e se encerram no dia 20 de setembro. Podem participar projetos cujas ações façam parte das áreas temáticas (arte popular, culinária, cultura e educação, meio ambiente, patrimônio histórico e turismo cultural) realizados por grupos artísticos entidades diversas,  inclusive ambientais, escolas, ongs, instituições públicas, organizações da sociedade civil e iniciativas pessoais  de grupos formais e não informais, que  tenham pelo menos um ano de implementação efetiva.
            Para se inscrever os candidatos devem preencher o Formulário de Inscrição padronizado do Prêmio Cultura Nota 10. O candidato deverá descrever com detalhes o projeto e anexar ao formulário todas as informações e materiais complementares como textos, fotos, vídeos, DVDs, CDROMs e outros materiais ..
           Os formulários para inscrição poderão ser obtidos na Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos de Angra dos Reis ou pelo site www.culturanota10.com.br e também poderá ser solicitado pelo e-mail faleconosco@culturanota10.com.br .O formulário deve ser enviado para a sede do Instituto Cultural Cidade Viva, na Rua Presidente Carlos de Campos, 258/201, Laranjeiras, CEP 22.231-080, Rio de Janeiro-RJ.
            Os organizadores acreditam que a edição 2007 do Prêmio Cultura Nota 10 distribuirá cerca de R$80 mil em prêmios. Dos projetos aprovados, obedecendo diversos critérios,  serão premiados inicialmente vinte e uma  iniciativas com troféus e cestas culturais.  Dez delas serão posteriormente escolhidas e premiadas. O Instituto Cidade Viva irá fazer um filme sobre cada uma das dez ações selecionadas para serem apresentadas para um júri especializado, no Dia da Cultura, 5 de novembro, no Teatro João Caetano-RJ. Entre as 10 finalistas não poderá haver mais de duas ações desenvolvidas no mesmo município. Dentre as 10 serão escolhidas as cinco ações vencedoras por uma comissão julgadora indicada pela Secretaria de Estado de Cultura.
             O Prêmio Cultura Nota 10 vem crescendo a cada ano que passa em número de inscrições e em qualidade. A edição 2007 é patrocinada pela Embratel e realizada pelo Instituto Cidade Viva em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura com o apoio do Sebrae/RJ e da Funarj.
            Participaram do evento de lançamento em Angra,  o Subsecretário de Cultura da Secretaria de Esportes, Esportes e Eventos da Prefeitura, Marcelo Tavares, a Produtora Executiva do Prêmio Cultura Nota 10, e a Professora Ida Mazzilli, Assessora da Superintendência de Captação de Recursos da Secretaria de Cultura do Rio, o Professor de Violão Fleverson Tavares, o Presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, Érico da Fonseca e diversos artistas e professores. O Secretário de Cultura de Angra Marcus Veníssius Barbosa esteve presente no início da reunião mas teve que se ausentar devido a um outro importante compromisso.
            A professora Ida Mazzilli aproveitou a ocasião para falar sobre a importância da Lei Estadual de Incentivo à Cultura que permite a produção de eventos através de recursos do ICMS- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias. Solicitou que os produtores culturais passem a conhecer melhor a lei para conseguir patrocínios para seus eventos. As informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura de Angra. Ela inclusive lembrou que o Município de Angra também já criou uma Lei própria para incentivar as produções culturais. 
 

Secretarias relacionadas: