A Prefeitura de Angra dos Reis e os organizadores das embarcações que participarão da tradicional Procissão de 1º de janeiro, já estão se reunindo para preparar o mais belo espetáculo marítimo do Brasil que reúne beleza, alegria, criatividade e distribui disputada premiação.
A primeira reunião aconteceu na noite de 3 de dezembro , na Casa da Cultura, com a participação de representantes da Prefeitura (o presidente da TurisAngra Manoel Francisco e equipe), do presidente da recém fundada AOBPMAR (Associação dos Organizadores da Procissão Marítima de Angra dos Reis), Márcio Frederico da Silva Reis, e de diversos representantes das tradicionais “turmas animadoras da procissão”; além do representante da Capitania dos Portos, Tenente Toledo.
Durante o primeiro encontro foram tratados diversos assuntos ligados ao regulamento como regras e data para a inscrição, patrocinadores, critérios para premiação, escolha de jurados, barcos de apoio, vistorias da Capitania, barco de som, show da Praia do Anil , dentre diversos outros.
Pontos importantes já foram acordados como fazer mudanças no artigo da lei municipal que regulamenta o evento, para que possam ser colocados os nomes dos patrocinadores em local visível das embarcações. Antes só podiam colocar o nome nas camisas das turmas organizadas e o retorno não era adequado. Também ficou decidido que a Capitania dos Portos fará vistorias nas embarcações uma semana antes do dia 1º e que na ficha de inscrição serão anexadas todas as recomendações para navegação durante o evento. Outro assunto acertado foi que o Cais de Turismo terá espaço e tempo adequados para que as embarcações possam ser decoradas e realizarem o embarque dos participantes com segurança. Os demais itens discutidos não foram totalmente fechados porque necessitam de mais entendimentos e reuniões.
_ Estamos encerrando 2008 com uma importante vitória que foi a fundação da Associação dos organizadores da procissão. E o primeiro resultado já estamos podendo colher que é o início de uma ampla discussão sobre o assunto. Este evento só acontece até hoje porque existem as “galeras” que o animam e nada mais justo que participem de todo o processo de organização. As discussões agora serão mais freqüentes e até o dia da procissão acredito que resolveremos tudo da melhor maneira possível para fazermos uma das melhores procissões dos últimos anos – afirmou Manoel Francisco.