A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Angra dos Reis, começa a entregar a partir desta quinta-feira, dia 04, o novo diário de classe para os professores da rede municipal. O documento atende a uma antiga reivindicação dos professores para que possam administrar melhor a vida acadêmica de seus alunos. O diário de classe funciona como um livro onde são feitos registros pedagógicos e administrativos do aluno ao longo do ano inteiro, como freqüência, recuperação paralela, materiais utilizados nas aulas etc.
Com o novo diário de classe, o ano letivo de 2010 se inicia com um grande diferencial, já que até o ano passado os professores registravam a vida acadêmica dos alunos em folhas avulsas, que eram os diários mensais. De acordo com a secretaria, pelo novo diário ser mais completo e reunir informações de um ano inteiro, transforma-se em um instrumento valioso para professores e coordenadores pedagógicos no gerenciamento do sistema de educação.
– É importante ter o registro da trajetória e do rendimento do estudante e do professor. Com o novo diário temos o histórico anual do aluno e do professor. Isso representa um salto de qualidade na educação – avaliou a secretária de Educação, Luciane Rabha.
– Passamos todo o ano de 2009 trabalhando na elaboração do diário de classe para que ele ficasse o mais completo possível – disse a secretária. De acordo com ela, desde 96 alterações não eram feitas e os professores vinham usando os diários mensais, que tinham inconvenientes, como pouco espaço para observações, menor detalhamento, maior vulnerabilidade etc.
– O novo diário de classe é prático, eficiente e eficaz – resumiu a diretora do Centro de Educação de Horário Integral (CEI), Maria José de Oliveira.
Foram confeccionados 4.500 diários de classe para os professores. A rede municipal de ensino conta atualmente com 67 unidades (61 escolas e seis creches) e 24.330 alunos.