Na última quarta, dia 26 de agosto, não apenas o prefeito Tuca Jordão e seu secretariado visitaram o bairro da Garatucaia, mas sim o governo municipal como um todo: através do programa “O Prefeito com Você”, idealizado pelo Comitê de Políticas Públicas Humanizar, a prefeitura conseguiu integrar a comunidade com todas as ações desenvolvidas pelas diversas secretarias, fundações e autarquia, além de ouvir da população os principais anseios quanto ao bairro e localidades adjacentes.
As ações do programa, que é coordenado pela primeira-dama Alessandra Jordão, foram realizadas das 9h às 17h. Equipes das secretarias de Obras, Fazenda, Educação e Meio Ambiente, além das da Fundação de Saúde e do grupo do Saae, se fizeram presentes em tendas instaladas no bairro (Rua Júlio Lopes), abertas aos moradores para ouvir reivindicações quanto a assuntos diversos e para oferecer serviços aos próprios. “Nós oferecemos oficinas de mosaico, de PET, papel machê e papel reciclado e colocamos em exposição o nosso teatro de fantoches, além de explicarmos a todos sobre o descarte de resíduos domésticos e sobre resíduos que podem ser reciclados”, explicou a supervisora do uso e ocupação do solo, Aline Lamoia, da Secretaria de Meio Ambiente.
Um dos que usufruiram das atividades relacionadas às secretarias da prefeitura foi o aposentado Sebastião do Nascimento, presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Garatucaia, Amag (uma das cinco associações existentes no bairro). “Tudo isso que se faz é válido, pois é uma questão de esclarecimento”, disse Sebastião, antes de completar: “Medi a minha pressão e fiz o teste de glicose”.
Após as 17h, quando os serviços oferecidos pela prefeitura no bairro já haviam cessado, a população começou a se dirigir para a Escola Municipal Professora Amélia Araújo Lage, onde aconteceria um bate-papo envolvendo o prefeito, sua equipe (secretários, subsecretários, presidentes de autarquia/fundações e outros) e os moradores da comunidade.
Quase 200 pessoas participaram da reunião com o governo municipal, que foi coordenada pelo prefeito. Tuca, por sua vez, agiu como uma espécie de mestre de cerimônias e coordenador do evento, entrando em contato direto com a população, sem a necessidade de outro interlocutor. O resultado não poderia ter sido melhor: a timidez inicial do povo foi vencida por um homem que a todo tempo afirmava que não era diferente de ninguém e que seria a própria população que ia decidir o que era melhor para a Garatucaia. “Através desse trabalho vamos visitar todas as comunidades da cidade, e muitas já estão sendo beneficiadas com obras de infraestrutura em diversos aspectos”, declarou o prefeito, que continuou: “O marco zero do programa está sendo dado em Garatucaia, Caetés e Cantagalo, e a comunidade é que vai determinar o que ela quer para se beneficiar do serviço da Prefeitura Municipal. Além disso, estamos fechando um calendário para visitar as comunidades, e estamos buscando, inicialmente, as mais distantes do Centro, para acelerar esse processo”.
A população participou do evento através de perguntas relacionadas a melhorias para o bairro, que eram direcionadas a Tuca. Este, por sua vez (e quando era necessário), indicava algum secretário de sua equipe para responder às questões, de maneira ainda mais embasada. Os pedidos dos membros da comunidade foram variados: melhorias nas áreas de saúde, saneamento básico e educação foram as mais citadas, assim como a questão da desapropriação de um terreno, em Garatucaia, para a construção de um campo de futebol que será usado para os momentos de lazer dos moradores. O prefeito explicou às pessoas que tudo o que estiver ao alcance do governo será realizado, mas sempre, procurando buscar as prioridades apontadas pela própria comunidade. Mesmo assim, anunciou algumas novidades, como a passagem das unidades móveis de odontologia e oftalmologia por Cantagalo (será a primeira comunidade a recebê-los), a aquisição de uma ambulância nova para Garatucaia, a existência de um projeto relativo ao saneamento básico (Garatucaia, Cantagalo e Caetés) e a reforma da escola municipal de Cantagalo, que já está no setor de licitação e que deverá ser finalizada no primeiro semestre de 2010. Quanto à desapropriação de um terreno em Garatucaia para a construção de um campo de futebol, Tuca foi enfático: “Temos que olhar a questão maior, que é o interesse da comunidade: se for do interesse da maioria (em alusão à desapropriação), será cumprida”.
No fim da reunião, o prefeito fez um resumo verbal dos principais pedidos da comunidade, e pediu para que os moradores cheguem ao consenso do que é mais importante para eles e enviem (através das associações de moradores) o resultado ao prefeito e sua equipe, para que o trabalho seja realizado. Tuca finalizou agradecendo à primeira-dama pela ideia do programa, que, felizmente, está apenas começando.
Programa "O Prefeito com Você" em Garatucaia
Governo Municipal interage com a comunidade oferecendo serviços e ouvindo as reivindicações dos moradores