Programa Comunidades de Angra

Moradores da Carioca participam da quinta reunião do programa para discutir questões urbanas e meio ambiente

Quarta-Feira, 14/01/2009 | .

 


Moradores da Carioca participaram da quinta reunião do Programa Comunidades de Angra que está sendo desenvolvido pela Prefeitura no bairro. No encontro, realizado na noite de terça-feira, dia 13, no salão situado no segundo andar da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF - foram discutidas questões urbanas (necessidades de implantação e regularização de serviços públicos) e preservação do meio ambiente.

Dentre as principais reivindicações, que são desafios a ser enfrentados, figuraram as necessidades de acessos, iluminação e limpeza pública, transporte coletivo, canaletas adequadas, distribuição da água, espaço para lazer e esportes, proteção da mata e dos mananciais, obras de saneamento, e procurar soluções para habitação em áreas de risco e regularização fundiária, dentre outros.

Diversas ações foram apontadas inicialmente pelos moradores para atacar e solucionar os problemas, como a realização de um trabalho sério de conscientização ambiental na comunidade, reforço por parte da fiscalização da Prefeitura para sanar as irregularidades, apoio ao transporte feito por veículos alternativos, retirada urgente das lixeiras, e indicação de terrenos vazios onde poderão ser construídos espaços públicos como praças e quadras de esportes.


A atuação do Comunidades de Angra nos bairros

O Programa Comunidades de Angra está sendo desenvolvido em estágio adiantado nas comunidades da Caixa D‘Água, Santo Antônio II, Fortaleza, Monte Castelo e Tatu, onde a Prefeitura já entregou , e está realizando, importantes obras e ações solicitadas, e acompanhadas durante a execução, pelos moradores. O Centro de Inteligência do Monte Castelo, a nova rua que liga a Fortaleza à Praia do Anil, a escola na divisa da Caixa D‘Água com o Carmo, cursos de geração de renda e escadarias diversas, são alguns exemplos que estão dando certo.

O Comunidades de Angra está ligado à Secretaria de Obras da Prefeitura de Angra. Além das obras que vem realizando onde está oficialmente implantado, o programa também está atundo, em diversos outras comunidades altas da cidade, realizando diversas ações indicadas pelas associações de moradores.

A metodologia de trabalho da Prefeitura, no Programa Comunidades de Angra, se baseia no envolvimento da comunidade, em diferentes etapas, para que ela, junto com o poder público, e procurando parceria da iniciativa privada, priorize as obras mais necessárias e possíveis a serem realizadas na localidade em curto, médio e longo prazos. Inicialmente são realizadas 10 reuniões mensais com grande participação dos moradores na localidade. No final da primeira etapa de discussão ( depois da 10 reuniões), é discutido e aprovado um plano de trabalho para o bairro e criado um comitê de moradores para acompanhar o desenrolar das obras e servir de ponte entre a Prefeitura e a comunidade.

Secretarias relacionadas: