Programa Comunidades de Angra

Na sétima reunião os moradores da Carioca definiram as ações prioritárias para o bairro

Quarta-Feira, 28/01/2009 | .

 

Agentes do Programa Comunidades de Angra reuniram-se nessa-terça feira (27) com moradores do Morro da Carioca. O projeto, ligado à Secretaria de Obras, é mais uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis para conhecer melhor a realidade e as necessidades dos moradores do município. Através dele, as comunidades expõem seus problemas e, junto com os agentes, traçam estratégias para as soluções.

- O Programa Comunidades de Angra é principalmente um programa de conscientização. Ele existe não só para transformar o território, mas para transformar as pessoas, motivando-as a buscar soluções - disse Luciene Rabha, gerente do Comunidades de Angra.

Os Moradores do Morro da Carioca levantaram questões relacionadas à coleta de lixo, abastecimento de água, urbanização, telefonia, fiscalização e educação ambiental, etc. Entre as principais reivindicações estão manutenção e obras de redimensionamento em ruas, construção de escadas e corrimãos, construção de rua ligando o Morro do Abel ao da Carioca, manutenção de orelhões, melhorias na iluminação pública, transporte alternativo para idosos, gestantes e deficientes, área de lazer, entre outras. A primeira-dama Alessandra Jordão esteve presente participando das discussões e ouvindo os moradores.

O programa visita diversas comunidades, e em cada uma deles se divide em dez etapas. No Morro da Carioca, está em sua sétima etapa, a de priorização de ações. Para isso, os agentes do programa avaliaram com os moradores as medidas a serem tomadas através de quesitos como sustentabilidade, abrangência territorial e populacional das ações, complexidade operacional, custo, possibilidade de obtenção de parceiros, etc.

- Ao final de todas as etapas, os moradores elegerão representantes para um comitê, que irá acompanhar as ações. Eles também receberão um livro com um Plano de Transformação, onde irão constar todas as soluções postas em prática de imediato, e um Plano de Intenção, para aquelas de longo prazo - explicou Luciene. A gerente do programa fez um balanço positivo do relacionamento da prefeitura com a comunidade do Morro da Carioca.

- Os moradores do Morro da Carioca foram bastante receptivos conosco, pois têm visto os resultados em outras comunidades pelas quais o programa já passou - disse ela, lembrando que o Comunidades de Angra já atendeu moradores do Morro da Caixa D‘Agua e Santo Antônio II, Monte Castelo, Morro da Fortaleza e Morro do Tatu.

     

Secretarias relacionadas: