Programa Comunidades de Angra discute melhorias na Vila Nova

Reunião de moradores com representantes da Prefeitura define dez prioridades para o bairro

Terça-Feira, 01/08/2023 | .

Mais médicos no posto de saúde, manutenção das ruas e calçadas, instalação de academia ao ar livre e atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes. Estas são algumas das prioridades listadas pelos moradores do bairro Vila Nova, durante reunião na noite de segunda-feira, dia 31, com representantes do Programa Comunidades de Angra (PCA).

Na 3ª fase do Programa, cerca de 30 moradores da Vila Nova definiram as dez maiores necessidades do bairro, que serão encaminhadas ao Conselho do Programa Comunidades Angra. O Conselho é integrado por representantes de todas as secretarias da Prefeitura.

- Precisamos conhecer as necessidades dos moradores para resolver os problemas. Com isso, queremos gerar mais pertencimento e empoderamento. A partir desses encontros, saberemos quais são as obras prioritárias do bairro para que possamos executá-las. Queremos construir uma cidade melhor, com desenvolvimento econômico e social. Nossa equipe está aqui para atender todos os moradores da Vila Nova com toda a atenção possível – afirmou Cláudio Ferreti, secretário de Governo e Relações Institucionais, que em 2007 idealizou o PCA para a transformação dos bairros numa parceria entre o Governo e a população.

No encontro, ficou acertada a criação de uma comissão integrada por moradores da Vila Nova, que serão o elo da comunidade com o PCA.

- Queremos participar ao máximo desse programa para ajudar no atendimento das reivindicações dos moradores do bairro. As prioridades escolhidas são as mais faladas pelos nossos moradores, como a dragagem do rio, a melhoria no saneamento básico, o aumento do número de caçambas de lixo e do efetivo de limpeza e a oferta de atividades de lazer para nossas crianças – disse a administradora Letícia Guerreiro, 38 anos, moradora do bairro e participante da comissão do programa no bairro.

Na 4ª fase do programa, os representantes do PCA retornam ao bairro da Vila Nova para a apresentação do Plano de Ação, com as ações e obras que o governo municipal irá executar na Vila Nova.

4ª FASE DO PCA NO BELÉM

O Belém foi o primeiro bairro a participar do Comunidades de Angra e já está na 4ª fase do programa. Na segunda-feira, 7 de agosto, às 18h, a população terá acesso ao Plano de Ação, com descrição e prazo das ações que a Prefeitura irá executar no bairro. O documento está sendo elaborado pela Comissão de Gestão do PCA, que conta com a participação das secretarias municipais.

Os moradores do Campo Belo, da Rua Mangaratiba, da Japuíba e da Porteira são os próximos a serem ouvidos pela equipe do Comunidades de Angra. Eles vão apresentar suas demandas de melhorias para o local em que vivem.

PROGRAMAÇÃO DA 1ª FASE DO PCA

Bairro: Campo Belo
Dias: 1 e 2 de agosto, das 9h às 15h30
Local: Rua dos Suspiros (Praça do O)

Bairro: Rua Mangaratiba
Dias: 7 e 8 de agosto, das 9h30 às 15h30
Local: Praça Mangaratiba

Bairro: Japuíba
Dias: 9 e 10 de agosto, das 9h30 às 15h30, das 09h30 às 15h30
Local: Praça Santos Dumont

Bairro: Porteira
Dias 14 e 15 de agosto, das 9h30 às 15h30
Local: Praça da Porteira