A programação da Semana do Idoso, iniciada no dia 23 e realizada pela Prefeitura de Angra, segue animada. Os eventos, que são uma parceria entre a Secretaria de Ação Social, Fundação de Saúde (Fusar) e Subsecretaria de Esportes e Lazer, tem sido um sucesso, como foi na segunda-feira, 28, na tarde de palestras para a terceira idade no Centro de Estudos Ambientais (CEA).
A primeira palestra realizada foi sobre a importância da atividade física na terceira idade, dada pelo professor de educação física Celso Carvalho, da Subsecretaria de Esportes e Lazer.
– Nosso principal objetivo é falar sobre prevenção de doenças e reabilitação – falou o professor, que apresentou aos cerca de 100 idosos presentes as oportunidades que as eles têm, no município, de realizar atividades físicas.
– Dentro do Programa de Ação Corporal (PAC), da Subsecretaria de Esportes e Lazer, no Estádio Municipal temos a ginástica para a terceira idade, que acontece de terça a quinta-feira, das 7h às 8h, e das 8h às 9h, com a professora Verônica Circolani. Lá, também tem as aulas de caratê, dadas pelo professor Kadena, às segundas-feiras, às 7h. Nas terças e quintas-feiras, as aulas são na própria academia dele, mas tudo gratuito, dentro do programa. Para os que gostam de caminhada, todo dia, a partir das 6h, realizamos uma caminhada assistida no Estádio Municipal – explicou Celso, que trabalha com hidroginástica e natação no Ceav e no GDV, em Jacuecanga, outra modalidade muito procurada pelos idosos.
A Secretaria de Ação Social, realizou também uma palestra de conscientização da Campanha contra a Violência Intrafamiliar, que desde agosto vem mobilizando todo o município em torno da nobre causa. A coordenadora do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), Ana Paula Jordão, falou sobre o índice de violência contra os idosos e explicou a importância de todos fazerem o seu papel na problemática causada por ela.
– Essa causa tem que ser de todos nós. Não podemos ficar dormindo enquanto o índice de violência dentro das famílias só tem aumentado. Temos que denunciar e por isso, nós, do Creas, estamos lá. Para ajudar – explicou e convidou a todos para a grande passeata no dia 8 de outubro, quinta-feira. A concentração será na Praça General Osório, mais conhecida como Praça do Carmo, às 15h30, e, no final, haverá apresentações de música gospel com a cantora angrense Elaine Castro e participação de Ana Elisa Araújo, na Praça Zumbi dos Palmares, no Largo do Mercado.
Dia 1º de outubro – Dia Nacional dos Idosos
O dia 1º de outubro será marcado por uma importante comemoração na cidade, que envolverá, além da Secretaria de Ação Social, a Fundação de Saúde (Fusar) e a Subsecretaria de Esporte e Lazer. O evento será realizado na Praça Codrato de Vilhena, mais conhecida como Praça do Papão, a partir das 8h30. Lá, os idosos estarão realizando atividades físicas, como alongamento, ginástica da terceira idade, lian gong (ginástica terapêutica chinesa), caratê, biodança e uma caminhada. A primeira-dama Alessadra Jordão prometeu caminhar com os idosos e reforçar a importância do trabalho realizado pela prefeitura, de valorização da pessoa idosa, respeitando seus direitos e prestigiando sua experiência e sabedoria.
Os participantes dos sete Núcleos da Terceira Idade espalhados pelo município estarão apresentando seus trabalhos na praça, desenvolvidos nas oficinas de artesanato, fuxico, crochê, pintura em tecido, madeira e outras, além do Coral da Terceira Idade, que, sob a regência de Karla Coelho, cantará canções e dançará ao som do ritmo preferido por eles, o forró.
Outros serviços, como aferição da pressão arterial e teste glicêmico, também serão oferecidos, além de tendas com informações na área de saúde.
Programação da Semana do Idoso
Dia 1º de outubro às 8h – Evento na Praça do Papão
8h – Alongamento
8h30 – Caminhada
10h – Ginástica da Terceira Idade
11h – Lian gong (ginástica terapêutica chinesa)
11h30 – Caratê
14h – Lian gong (ginástica terapêutica chinesa)
14h30 – Biodança
15h – Coral
Encerramento com banda de forró
Dia 5, às 15h – Visita ao Lar São Vicente de Paulo levando produtos de higiene pessoal.