Projeto Botinho foi um sucesso

O encerramento da colônia de férias em Angra aconteceu nessa sexta-feira, 30 na Praia Grande

Sexta-Feira, 30/01/2009 | .

 

A solenidade de encerramento do Projeto Botinho aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 30, debaixo de sol e muito calor na Praia Grande. O projeto é uma herança do antigo corpo marítimo de salvamento (salva-mar), que foi modificado e atualizado pelo Corpo de Bombeiros transformando-se numa magnífica colônia de férias que ocorre anualmente no mês de janeiro.

Essa colônia começou de forma tímida, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e deslocou-se por todo o Estado, de Campos a Parati, atendendo hoje, cerca de 16 mil crianças, sendo considerado uma das maiores do mundo em número de participantes.

Além de ser uma colônia para recreação, no Projeto Botinho é oferecido um curso, com o objetivo de ensinar técnicas de abordagem e salvamento de pessoas que se encontrem em situação de afogamento, e orientar e incentivar as crianças nas questões: primeiros-socorros, saúde, educação e segurança em praias, preservação ambiental, cidadania e civismo.

Na colônia de Angra, iniciada no dia 8 de janeiro, a participação foi de 500 crianças e 100 adultos, geralmente pais ou responsáveis, que também desejam participar. Todos divididos em categorias por idade: golfinho, moby dick e tubarão.

Diversas competições foram realizadas, como biatlon, corrida de pé-de-pato e uma gincana, entre as categorias, divertiram as crianças e adolescentes durante o mês em que se realizou a colônia de férias. Durante a solenidade, os ganhadores receberam medalhas e foram homenageados, bem como os monitores, representados pela conhecida Zezé, e os instrutores, pelo subtenente Freitas.

Estiveram presentes ao evento ilustres autoridades que reforçaram a importância do projeto, que desperta a disciplina nas crianças.

– Pela primeira vez, eu participo e estou surpresa pela quantidade de pessoas envolvidas, e é importante a interação dos pais e responsáveis. Espero que, no ano que vem, possamos dobrar o número de participantes e expandir a colônia para outras praias do município. Que a disciplina aprendida aqui seja levada para as salas de aula – discursou a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Esportes e Lazer Luciane Rabha.

A primeira-dama Alessandra Jordão representou o prefeito Tuca Jordão e parabenizou os monitores voluntários que participaram, ao se doar ao projeto nas férias.

– Tudo que é feito de coração é levado para toda a vida – disse Alessandra.

Além da Prefeitura de Angra, que apoio o evento cedendo profissionais da educação, brindes e a estrutura para recreação, o apoio das empresas de ônibus Colitur e Senhor do Bonfim foi imprescindível para a participação de crianças de diversas comunidades do município. O Saae também colaborou, a Defesa Civil; e a Petrobrás é a patrocinadora oficial do projeto.

– Pela 4ª vez eu participo do evento e estou representando uma empresa que tem a consciência sócio-ambiental – disse o gerente da Transpetro, Virmar Guimarães Muzitamo, que ainda falou que a sabedoria da colônia está em saber dosar a hora de brincar e a hora de trabalhar e estudar.

Os vereadores Jorge Eduardo e Antônio Cordeiro marcaram presença e ressaltaram o privilégio dos angrenses em ter o Projeto Botinho regional, como um dos maiores do Brasil.

O comandante do 10º Grupamento Bombeiro Militar, tenente-coronel Jerri Andrade Pires finalizou o evento realizando a entrega de uma homenagem à Prefeitura, que foi recebida pela primeira-dama Alessandra. E concluiu reafirmando que a iniciativa do prefeito em aliar-se a projetos como esse, que desde 1992 ensina cidadania, responsabilidade, educação ambiental e segurança, é mais do que importante para o desenvolvimento dos cidadãos em formação.

Ao final, um bolo foi servido aos presentes, que com alegria se despediram já com saudades, do Projeto Botinho.


Secretarias relacionadas: