A Prefeitura de Angra dos Reis realizou na sexta-feira, 11, no ESF do Camorim, o Projeto Comunidade Solidária. O objetivo do programa é realizar ações educativas relacionadas à saúde, através de grupos, integrar a comunidade com gincanas e dinâmicas, além de prestar assessoria jurídica, assistência social, ensinar artesanato e distribuir vales sociais e isenções a quem precisa, ou seja, ações de cidadania.
O Projeto Comunidade Solidária envolveu os funcionários das equipes que integram a unidade de saúde e contou com o apoio da Subprefeitura do 3° Distrito, que atendeu os moradores.O evento contou com a ajuda da Coordenadoria de Integração Comunitária da Subsecretaria da Defesa Civil. Além de ajudar na divulgação, a instituição fez exposição de material de socorro e rappel.
O projeto teve como meta arrecadar 100 quilos de alimentos não perecíveis, orientar 100 pessoas na comunidade, formando multiplicadores de saúde e, distribuir 200 kits odontológicos, assim mobilizando a comunidade para o desenvolvimento de ações sociais. O objetivo do projeto é favorecer as famílias em situação de risco social.
Várias atividades foram realizadas no decorrer do dia com: grupo terapêutico; grupo ação corporal; assessoria jurídica; vídeos educativos; aula de artesanato; mesa clínica DST/Aids; cuidando da saúde bucal. As crianças brincaram com um palhaço, enquanto os adultos ganhavam a isenção da taxa da segunda via do RG e da certidão de nascimento, realizadas pela Fundação Leão XIII.
Projeto Comunidade Solidária
A Coordenadoria de Integração Comunitária da Subsecretaria da Defesa Civil participou do evento