A Prefeitura de Angra deu início esta semana ao projeto Educando para o Trânsito nas escolas municipais. O objetivo é levar orientação sobre as normas de trânsito para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas, às crianças das primeiras séries do ensino fundamental. O projeto, que é uma parceria da Secretaria de Governo e Defesa Civil, através da Subsecretaria de Trânsito, e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, consiste na realização de palestras, apresentação de vídeo, distribuição de revistas e jogos nas salas de aula. O trabalho é feito com uma linguagem voltada para o mundo das crianças, abordando principalmente as situações que elas vivenciam no trânsito, como a travessia na faixa de pedestre, a idade mínima permitida para trafegar na garupa da moto, entre outras.
Segundo o subsecretário de Trânsito, Robson Oliveira de Andrade, os projetos educativos sempre dão resultado imediato no dia a dia.
“Temos que estar sempre educando crianças e adultos para que tenhamos um trânsito pacífico e seguro. Já verificamos que todas as campanhas educativas dão resultados rápidos e positivos nas ruas. Mas os projetos têm que ser constantes”, ressaltou Robson.
Para Mônica Sales Gonçalves, diretora da Escola Municipal João Carolino dos Remédios, no Morro da Glória II, atendida pelo projeto na terça-feira, dia 8, conscientizar as crianças é muito eficiente porque elas são multiplicadoras de opinião.
“As crianças aprendem rápido e levam os conhecimentos para casa. Por isso, é tão importante trazer projetos como este para dentro da escola. Nas comunidades, existe o hábito de não respeitar as regras de trânsito. Isso, muitas vezes, acarreta acidentes na porta de casa”, disse Mônica.
Amanhã, dia 10, o projeto chega à Escola Municipal do Condomínio Morada do Bracuí.