A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, participou da solenidade de assinatura do convênio de cooperação entre a Prefeitura de Angra dos Reis com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), através do IMS (Instituto de Medicina Social) e do Clam (Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos), para o Projeto Gênero e Diversidade da Escola, no dia 11 de março, na capela ecumênica da Uerj.
O objetivo do convênio é oferecer aos professores da rede municipal de ensino, que atuam do 1º ao 9º ano, formação na modalidade de curso a distância, para abordagem das questões referentes às diversidades de gênero, sexualidade, raça e etnia nas escolas.
– Estamos dando o incentivo necessário para capacitar nossos professores nessa questão de abordagem da diversidade dos gêneros de raças e etnias na escola, principalmente, a gravidez na adolescência. Queremos que os nossos professores sejam multiplicadores do projeto na escola – falou Luciane sobre o evento a que estavam presentes o reitor da Uerj, Ricardo Vieira Alves, a secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Teresa Porto, além de outras autoridades representantes dos setores envolvidos no projeto e da Secretaria Especial de Política para as Mulheres.
O curso terá uma carga horária de 246 horas, sendo 18 horas de aulas presenciais. Os temas a serem abordados são: relação de gênero, sexualidade e orientação sexual, relações étnico-raciais, gravidez na adolescência e participação juvenil.
As inscrições estão abertas através do site www.clam.org.br até o dia 12 de maio, com limite previsto de 150 vagas, e o início das atividades no ambiente virtual está marcado para o dia 18 de maio. A aula inaugural será no CEA, das 13h às 19h, no dia 23 de abril.