Projeto Horta na escola do Frade

Produtos da horta foram incluídos no cardápio na escola

Quinta-Feira, 15/10/2009 | .

Um projeto rico em nutrientes e muito saudável vem sendo desenvolvido pela E.M. José Luiz Ribeiro Reseck, no Frade, desde março. É o Projeto Horta, idealizado pela diretora da escola, Milene Nascimento, que, com o aval da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, está plantando a consciência ambiental na mente dos pequenos (pré-escola ao 3º ano) e dos jovens alunos (Projeto Educação de Jovens e Adultos – EJA) da escola, através do plantio de hortaliças em canteiros, construídos pelos pais e alunos do EJA em um dia de mutirão.

Segundo a diretora Milene, a intenção do projeto é integrar a escola e a comunidade com ações de valorização da terra, incentivando hábitos relacionados a uma alimentação saudável, e promover a sustentabilidade.

– Os nossos 913 alunos adoram o projeto. Durante o recreio realizamos a Patrulha do Meio Ambiente, onde algumas crianças, divididas por rodízios, realizam ações de sensibilização com toda a escola. Eles cuidam do recreio, vestidos  de coletes, e fazem um trabalho de mobilização ambiental – explicou ela.

A escola também conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, que fez um estudo para a viabilidade da horta e chamou o projeto de “Compostagem e Horta didática”. As sementes foram doadas pela secretaria, e o primeiro plantio foi no dia 14 de maio, onde os pais e os alunos, juntos, puderam semear alface, rúcula, almeirão, couve, coentro, salsa, cebolinha, alfavaca, hortelã e outras ervas medicinais.

Horta ganha apoio de Erivan, pai de um aluno

Dos pais dos alunos, um deles abraçou o projeto e cuida da horta, diariamente, como voluntário. Erivan Dantas de Araújo, pai de Ferdinando, de seis anos, é chamado de “paizão” pelos professores e alunos e conta com a ajuda do filho para cuidar das hortaliças. Erivan tem uma bela história de superação, quando aos 10 anos de idade, perdeu o antebraço direito em uma máquina que picava ração para gado.

– Eu vim do Rio Grande do Norte e nunca tive experiência com hortas. Mas resolvi me dedicar e entrei no curso de jardinagem da Subsecretaria de Parques e Jardins e falei que não podia ter muita gente mexendo nos canteiros – contou Erivan.

A horta já está no segundo plantio. Com o sucesso da primeira colheita, os frutos foram incluídos no cardápio da escola e, segundo a diretora, os alunos ficaram surpresos e estão aprendendo muito sobre o ciclo da vida. A nutricionista da empresa que cuida da alimentação, a CBA, realizou com eles um trabalho de aprendizagem dos valores nutricionais.

– Queremos tirar os muros da escola e trazer a comunidade para dentro dela. Não ficaremos apenas com esse projeto, mas estamos planejando outros, como a recuperação do morro da Jaqueira – contou Milene sobre o projeto, que, em parceria com a Eletronuclear, a Secretaria de Meio Ambiente e a ONG Carlos Borges – que atua na comunidade do Frade – em novembro, irá replantar as espécies nativas no morro, promovendo um reflorestamento.

Secretarias relacionadas: