Projeto de incentivo ao ecoturismo

Secretaria estuda investir na divulgação e prática do turismo de aventura e esportes radicais

Sexta-Feira, 05/06/2009 | .

Representantes da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer visitaram nesta sexta-feira, dia 6, um complexo de esporte e lazer dotado de infraestrutura para o ecoturismo, localizado no Bracuí. A secretaria estuda a possibilidade de estabelecer parcerias para a prática do turismo ecológico entre as crianças da rede municipal. O grupo, formado pela secretária Luciane Rabha, funcionários da Subsecretaria de Esporte e Lazer, professores e técnicos, conheceu a estrutura e as instalações do local. O objetivo foi avaliar a segurança do complexo e de suas diversas atrações, e o resultado foi positivo.

 – Todos os equipamentos foram considerados muito seguros, de extrema confiança – disse a secretária.
 
 O local conta com trilhas ecológicas, muro de escalada e rapel, tirolesa, piscinas, circuito de arvorismo, passeios de caiaque etc. Tudo em meio a muita natureza. – O bom deste projeto é que nele nós temos, além da parte esportiva, também a questão ambiental, o envolvimento com a natureza – ressaltou Luciane Rabha.  

       A secretaria pretende estabelecer um convênio com os proprietários do local para viabilizar o projeto já no próximo semestre, o que também inclui parcerias com patrocinadores. Além dos grupos de alunos que irão visitar o complexo, os equipamentos também serão montados eventualmente em locais da cidade, juntamente com o apoio dos monitores das atividades. De acordo com Luciane Rabha, trata-se de um projeto relacionado à educação ambiental, de incentivo ao ecoturismo e à prática do turismo de aventura e dos esportes radicais. – Atividades como essas nos incentivam a superar os desafios – reforçou.

 Professores da área de educação especial, voltada para estudantes com necessidades especiais, também participaram da visita e avaliaram positivamente a possibilidade de crianças com alguma deficiência participarem das atividades. Um deles fez o percurso inteiro de olhos vendados, como um portador de deficiência visual. As atividades poderão ser feitas por crianças a partir dos 10 anos ou acima de 1,40m. O subsecretário de Esporte e Lazer, Hudson Viana, também fez parte do grupo que visitou o local.

Secretarias relacionadas: