Realizados II Jogos Estudantis Especiais

Integração de estudantes e escolas foi o marco das competições

Segunda-Feira, 12/07/2010 | .


A Prefeitura de Angra dos Reis, através das secretarias de Esportes e Lazer e da Educação, Ciência e Tecnologia, realizou na sexta-feira, 9 de julho, a segunda edição dos Jogos Estudantis Especiais. O evento aconteceu no Estádio Municipal e contou com a presença de alunos da Escola Municipal de Educação de Surdos, Centro de Apoio Pedagógico, Unidade de Trabalho Diversificado e da Associação Pestalozzi.

“A importância dos Jogos é focar o desenvolvimento físico dos estudantes e sua maior socialização. A participação é mais importante do que a competição”, disse a secretária de Educação, Luciane Rabha. A interação dos alunos, o sentimento de participação e a premiação depois das modalidades também contribuem para o desenvolvimento deles, afirmou Luciane.

Aumentar a integração das escolas e estreitar a convivência são outros resultados esperados, segundo o secretário de Esportes e Lazer, Daniel Santiago. “O esporte, para todas as pessoas, é muito importante para o desenvolvimento físico, mental e motor”, disse ele. A iniciativa da prefeitura em realizar mais uma edição dos Jogos Estudantis Especiais é a de cumprir esses objetivos, de acordo com Daniel Santiago.

O subcoordenador das Escolas Especiais, Rafael Cavalieri, acrescenta benefícios também para o público presente. “Além de gerar mais autonomia para os alunos que competem e passam o dia no estádio, é importante para o público dar mais valor às pessoas portadoras de necessidades especiais”, disse.

Os Jogos Estudantis Especiais apresentaram as seguintes modalidades: zigue-zague, chute a gol, arremesso de peso, lançamento de pelota, caminhada de 25m, corridas de 50 e 100m, arremesso na cesta e salto em distância com e sem corrida.

Para as próximas edições, a prefeitura já tem novidades. Segundo o secretário Daniel Santiago, é possível que no próximo ano os Jogos tenham maior duração. “Conseguimos agora em 2010 realizar durante um dia, e nossa ideia é aumentar mais, inclusive convidando escolas de outras cidades.”

Secretarias relacionadas: