Reflorestamento no Camorim Pequeno

Alunos da rede municipal plantam mudas nativas em área que era usada como lixão

Quarta-Feira, 02/09/2009 | .

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Angra dos Reis reflorestou uma pequena área de cerca de 400m2 às margens da estrada Rio-Santos nesta quarta-feira, dia 2. A área, que fica em frente à entrada do Condomínio Píer 88, estava sendo usada como um ponto de descarte de lixo pelo condomínio e por moradores de Camorim Pequeno. Crianças do 3º ano do ensino fundamental da E.M. Poeta Carlos Drummond de Andrade plantaram mudas de plantas nativas da mata atlântica no local.

 – Nossa meta é eliminar os pontos de descarte desordenado às margens da Rio-Santos. Isso facilita a coleta seletiva, gerando uma economia de recursos públicos. Além disso, a gente ganha na questão paisagística, pois a imagem dessas áreas com lixo na beira da estrada é muito negativa para uma cidade turística como Angra – explicou Fábio Jordão, coordenador de Resíduos Sólidos.

 A área é de propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), classificada como área não-edificante por estar localizada a poucos metros do eixo da estrada. O condomínio a utilizava para o descarte do lixo  por ser mais fácil a retirada pelo caminhão de coleta. Mas, aos poucos, moradores do bairro também passaram a utilizá-la.

 – Este trabalho é uma parceria da prefeitura com o condomínio, que está construindo um novo ponto de descarte para seu lixo dentro das adequações, em local coberto, com ralo, ponto de água, seguindo todas as normas – disse Fábio Jordão.
 

 O coordenador destaca que o trabalho de eliminação dos pontos de descarte irregular está ligado à coleta seletiva.

 – Nosso trabalho, por meio de nossos agentes de mobilização, é também de orientar sobre como fazer a coleta seletiva e a sua importância. Nossa orientação é que o lixo seja descartado em frente à residência, em sacos de 100 ou 200 litros bem amarrados, e uma hora antes de o caminhão passar para o recolhimento.

 A iniciativa também tem caráter pedagógico. Antes do plantio, as crianças ouviram sobre educação ambiental, reflorestamento e cuidados que se deve ter com o lixo. As mudas foram cedidas pelo Parque Estadual da Ilha Grande. A ação teve a participação e cooperação de mobilizadores socioambientais, representantes da Subsecretaria de Serviços Públicos, Subprefeitura de Jacuecanga e Coordenação de Resíduos Sólidos. A área receberá manutenção da Secretaria de Meio Ambiente, o que inclui regagem, capina e monitoramento em relação a pragas.

Secretarias relacionadas: