Angra dos Reis vai sediar nos dias 4 e 5 de maio, no Instituto Serenar, o I Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro , uma realização do Conselho dos Secretários MunicipaIS DE Saúde do Estado do Rio.
O objetivo será ressaltar o pacto pela saúde como política pública que atenda verdadeiramente as necessidades da população. Estarão presentes prefeitos e secretários municipais de todo o Estado, o Secretário Estadual de Saúde e de Defesa Civil Sérgio Cortes e o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Antecedendo o Congresso, o Secretário de Estado de Saúde e de Defesa Civil, Sérgio Cortes, esteve hoje, dia 3, durante a manhã em Angra dando o pontapé inicial numa série de reuniões regionais que acontecerão em todo o Estado quinzenalmente denominadas “Saúde na Área” com o objetivo de estreitar os laços do Estado com os municípios para que a Secretaria e seus técnicos possam conhecer de perto os problemas de cada região e junto com os prefeitos, secretários e conselheiros de saúde possam procurar e implementar soluções viáveis.
A reunião aconteceu no Serenar, com toda infra-estrutura proporcionada pela Prefeitura de Angra dos Reis, das 9 às 14 horas e foi aberta pelo Secretário Sérgio Cortes. Contou com as presenças do Presidente da Fundação de Saúde de Angra, João Domingos; dos Secretários de Saúde de Angra Amílcar Jordão Caldellas, de Mangaratiba, Heitor Madeira e de Paraty, Antônio Porto Filho; do Subsecretário de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Pedro Marco Cruz Machado, dos Comandantes das Corporações de Bombeiros, de Angra, Jerri Andrade Pires, e de Paraty Renato Bastos Pontes; do Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Angra, Diogo Ruiz, do Conselheiro Estadual de Saúde Orani Francisco Araújo; da Subsecretária de Desenvolvimento da Secretaria de Estado Ana Schnneider e de representantes de toda a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde.
O Projeto “Saúde na Área” foi concluído com diversas sugestões dos municípios que relataram suas experiências positivas e suas dificuldades em realizar uma política pública de saúde que atenda verdadeiramente os anseios dos munícipes. Diversas reivindicações foram feitas e que segundo os representantes do Governo do Estado serão estudadas e agilizadas o mais breve possível como criar em Angra uma Central de Regulação para que a região não precise se dirigir à Volta Redonda, onde hoje funciona uma Central, para conseguir vagas para internações; que a Secretaria de Estado possa encontrar mecanismos legais para agilizar os atendimentos fora de domicílio; que seja implantado um Consórcio de Saúde na região, que o Corpo de Bombeiros passe a gerenciar o atendimento de ambulâncias em geral e não somente em vias públicas; enfim que se regionalize de verdade a saúde, dentre diversas outras reivindicações.
Os representantes do Governo do Estado falaram sobre as conquistas positivas que já realizaram nesses três primeiros meses de gestão como a recontratação de 68 novos leitos de UTI Neonatal, apoio à criação do Samu Regional, ações na vigilância de saúde, criação da superintendência de Atenção Básica à Saúde, criação de uma política de educação permanente para qualificação de pessoal, criação do projeto pré-hospitalar UPA- 24 horas em todo o Estado , que funcionarão como os Prontos Atendimentos 24 horas que já funcionam em Angra nas comunidades de Jacuecanga e Perequê; e a criação de projetos estratégicos para regulação da saúde, controle de recursos, melhorias nas licitações, criação da Fundação Estatal, estudo de revisão de tetos para repassses financeiros, dentre outros avanços..
O Secretário Sérgio Cortes considerou a primeira reunião de sua gestão fora do cidade do Rio muito positiva porque pode conhecer experiências novas e fazer um balanço da saúde na região.
- É com enorme satisfação que realizamos a primeira reunião de Saúde nesta maravilhosa cidade, não só pelos seus encantos naturais, mas principalmente porque aqui nesta região se pratica um modelo de saúde que é exemplo para o Estado e para o País. Mesmo sendo exemplo de saúde de qualidade, Angra e esta região precisam de mais atenção e com certeza depois desta reunião muitas conquistas virão para a Costa Verde. Para melhorar e agilizar todo este processo precisamos nos aproximar e nos envolver como fizemos aqui em Angra. Conhecemos de perto as reivindicações das cidades da Costa Verde, apresentamos de perto os técnicos que poderão atender aos municípios e conhecemos experiências muito boas Por isso parabenizo o Prefeito Fernando Jordão e o Presidente da Fundação de Saúde, João Domingos, pela receptividade e o perfeito acolhimento que nos deram.Angra dos Reis,- afirmou o Secretário.
A reunião foi concluída como uma exibição de um vídeo sobre as conquistas das saúde no município de Angra . Os participantes almoçaram e a equipe técnica do Governo do Estado se dirigiu para Paraty onde foi conhecer duas unidades de saúde.