Representantes indicados pelos órgãos públicos e sociedade civil organizada, para compor o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio da Japuíba, mais conhecida como a APA da Banqueta, se reuniram na manhã de 23, quinta-feira, na sede da Associação de Moradores da Banqueta. O encontrou estava agendado no cronograma de reuniões apresentado em junho pela coordenação municipal para os moradores.
Os componentes se apresentaram e conheceram detalhes do processo de implantação do conselho, que está em andamento, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, através do analista ambiental Anderson Neves. Esta foi a segunda reunião ordinária do grupo,sendo que a primeira, de retomada do conselho, aconteceu na noite de 23 de junho e já aconteceram duas reuniões extraordinárias, nos dias 2 e 14 de julho.
A composição do conselho já está quase completa. Será formado, a princípio, no dia 25 de agosto, às 10h, em cerimônia oficial, no Centro de Estudos Ambientais de Angra (CEA). Só falta o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Cmuma) indicar seus representantes, o que ocorrerá no dia 6 de agosto, conforme explicou Luiz Moura, representante do conselho na reunião.
O conselho da APA, como determina o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), será paritário, com oito representantes dos órgãos governamentais (Secretaria de Meio Ambiente, Subsecretaria de Agricultura, Subsecretaria de Defesa Civil, Subprefeitura da Região Central, Instituto Estadual do Ambiente, Serviço Municipal de Água e Esgoto, Cedae e TurisAngra) e oito da sociedade civil organizada (Associação dos Pequenos Produtores, Moradores e Amigos da Banqueta, Conselho Municipal de Política Agrária, Cmuma, Sociedade Angrense de Proteção Ecológica, Conselho Escolar da Banqueta, Associação de Moradores do Entorno e uma Entidade Religiosa).