A Prefeitura de Angra, através da Fundação de Saúde (Fusar), realizou na última sexta-feira, 10, à noite, uma reunião com representantes da comunidade do Belém na E. M. Princesa Isabel. O encontro serviu como palco de apresentação dos projetos da fundação no bairro, onde foram apontados problemas e meios para que sejam solucionados, bem como a implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em três módulos na comunidade.
O vice-prefeito Essiomar Gomes, representando o prefeito Tuca Jordão, esteve presente, ouviu de perto os anseios dos moradores e falou a respeito do crescimento do bairro e da infraestrutura investida na localidade no governo Fernando Jordão.
– O Belém se tornou um bairro grande, e os seus 9.532 moradores precisam ser bem assistidos pela Saúde. Por isso temos a preocupação da implantação urgente do ESF, pois sabemos que a unidade de saúde daqui, tem atendido a comunidades vizinhas como Gamboa e Ribeira – explicou o vice-prefeito, contando também sobre a luta do presidente da Fusar, Adilson Bernardo, na criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baía da Ilha Grande, que vai contemplar o município com recursos para equipar o Hospital da Japuíba, que será regional.
O presidente da Fusar, Adilson Bernardo, foi representado pelo seu assessor Sérgio Cabral, que falou sobre o período de transição para o ESF, onde a população começará a compreender a diferença entre as unidades básicas e os módulos. Ele explicou que o maior objetivo da Estratégia de Saúde da Família é a prevenção de doenças nas famílias.
A superintendente de Atenção Básica, Nilza Chaves, falou do cadastramento das famílias do Belém, que será realizado pelos 19 agentes de saúde que já estão sendo selecionados. Ela afirmou também que os três módulos da comunidade não absorverão os bairros da Ribeira e Gamboa, que terão os seus módulos próprios, também.
Estiveram presentes à reunião a diretora das Unidades Básicas do município, Mayara Marques, e a diretora dos ESFs , Roberta Machado, que explicou detalhadamente como funciona o trabalho da equipe dos módulos, composta de médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de consultório odontológicos e agentes de saúde.