Salão do Turismo 2009

Tuca Jordão apresenta detalhes do Trem da Mata Atlântica e da Sinalização Turística e ouve elogios

Quarta-Feira, 01/07/2009 | .


Durante a abertura do Salão do Turismo, que começou na manhã desta quarta-feira (1º) no Anhembi, em São Paulo, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, fez questão de elogiar os projetos para o setor que estão sendo implantados em Angra dos Reis. O ministro disse ao prefeito de Angra, Tuca Jordão, que o Inventário Turístico da cidade, que será lançado no próximo dia 9, coloca Angra à frente de outras na busca pela excelência no turismo. Tuca aproveitou a oportunidade para apresentar ao ministro detalhes dos projetos do Trem da Mata Atlântica e da Sinalização Turística do Município, que serão implantados em breve. 

Tuca Jordão falou sobre a importância do encontro com o ministro. “Foi uma ótima oportunidade para apresentarmos os projetos que necessitam de apoio do ministério, como é o caso do Trem e da Sinalização”, comentou o prefeito de Angra, que contou ainda que o ministro elogiou o Município por estar iniciando seu projeto de Inventário Turístico.

O encontro contou ainda com a participação do presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa; dos ex-prefeitos de Angra, Fernando Jordão, e de Barra Mansa, Roosevelt Brasil; além dos prefeitos de Barra Mansa, José Renato, e Raul Machado, de Rio Claro, cidades que estão apoiando Angra na reativação do Trem da Mata Atlântica.

- O ministro disse que com o inventário Angra está se adequando às diretrizes preconizadas pelo Ministério, e que a cidade estará um passo à frente com o projeto – afirmou Tuca.

O presidente da TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra), Marcus Veníssius Barbosa, ficou otimista com o encontro, e disse que a visão do ministro sobre os projetos pode ajudar na obtenção de recursos para a cidade.

- O ministro Luiz Barreto ficou muito satisfeito ao saber que Angra vai começar seu Inventário Turístico, que vai mapear toda a cidade e apontar todos os atrativos turísticos que Angra tem a oferecer. O projeto inclui ainda a criação de um Plano de Marketing e de um Selo de Qualidade para classificar os produtos e serviços. Tudo isso estará disponível em um portal na internet, onde os empresários poderão expor seu negócio gratuitamente – detalhou o presidente da TurisAngra.

SALÃO DO TURISMO 2009 – Em sua quarta edição, o Salão do Turismo 2009 traz o tema “Roteiros do Brasil". Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento reúne empresas do setor de todo o País. O ministro do Turismo, Luiz Barreto, comentou que a feira é uma vitrine para o turismo. “O Salão oferece uma amostra do que o Brasil tem de melhor”, disse ele na cerimônia de abertura do evento nesta manhã. Ainda de acordo com ele, a feira é importante para promover os destinos e as opções de pacotes oferecidos pelas agências, permitindo ao visitante planejar suas férias ou feriados. “É preciso desenvolver a cultura de viagem”.

Durante a cerimônia, que também contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do ministro dos Esportes, Orlando Silva, entre outras autoridades, foi destacada a importância da Copa de 2014 para o turismo brasileiro. “É a Copa de 2014 a maior plataforma do Brasil para fazer a promoção do País”, afirmou. 

Segundo o ministro do turismo, durante a Copa de 2014 pelo menos 500 mil estrangeiros circularão no País, que já está, de acordo com ele, sendo preparado para receber o Mundial de Clubes. “Desde 2007 o ministério faz ações específicas. A partir de agosto, teremos aulas de inglês e espanhol para os recepcionistas”, completou. 

Na feira, que dura de 1º a 5 de julho, os visitantes podem conhecer roteiros turísticos do Brasil e adquirir pacotes e produtos. O público também pode ver e comprar artesanato, assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País e experimentar comidas típicas. A programação conta ainda com debates e palestras sobre temas relacionados ao turismo. Ao todo, estão presentes no "Salão do Turismo – Roteiros do Brasil" 300 estandes em uma área de 50 mil m².

A feira poderá ser conferida até sexta-feira das 14h às 22h, e no sábado e domingo, entre 10h e 22h. Os valores dos ingressos variam entre R$ 10 (válido para cada dia) e R$ 15 (válido para todos os dias). Estudantes e professores pagam meia-entrada e maiores de 60 anos não pagam. A estimativa é de que 12 mil pessoas passem pelo salão diariamente.

O Pavilhão de Exposições do Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, número 1209, no bairro Santana. Para mais informações sobre o evento acesse o site: http://www.salao.turismo.gov.br/.


Secretarias relacionadas: