Sábado na Praça mobilizou Campo Belo

As crianças se divertiram com o projeto e as donas de casa aprenderam a fazer guirlandas e vasos ornamentais

Segunda-Feira, 21/12/2009 | .

 Durante todo o dia 19, na nova praça do Campo Belo, ao lado da unidade municipal de saúde, centenas de crianças, jovens e donas de casa participaram de mais um divertido e instrutivo “Sábado na Praça”, um projeto que a prefeitura, através da Subsecretaria de Parques e Jardins, da Secretaria de Obras, leva para as comunidades oferecendo brincadeiras, esportes, cultura, serviços de saúde e oficinas de geração de renda, inteiramente grátis.

A alegria e gargalhadas das crianças ao participarem das brincadeiras e ginástica rítmica comandadas pelos animadores Anderson e Gerson, da companhia Boom de Entretenimento, chamou a atenção de todos e passou a ser uma atração à parte. Os adultos se aglomeraram ao lado e se divertiram a valer observando-as o tempo todo e dando gargalhadas com as evoluções. Os animadores verdadeiramente encantaram e cativaram a garotada, que largava todas as brincadeiras para dançar, fazer mímicas e obedecer a todas as suas divertidas ordens, na maior felicidade. Palhaços também caminhavam entre a meninada que também se divertiram na cama elástica.

A subsecretária de Parques e Jardins, Elizabeth Brito, presente em todas as atividades do dia, aproveitou a oportunidade e aprendeu junto com as moradoras da comunidade a fazer guirlandas de Natal, na tenda das artesãs da Rede de Economia Solidária de Angra e da Ofícios de Angra, que também ensinavam como transformar o óleo caseiro em sabão e diversos outros artesanatos, que estavam sendo expostos no evento.

O funcionário da Subsecretaria de Parques e Jardins, Adilson Daniel, também foi muito solicitado durante todo o evento. Ele ensinou para todos os interessados a fazer lindos vasos ornamentados com flores.

Na barraca da Fundação de Saúde (Fusar), os pequenos moradores pintaram diversos desenhos, que mostravam a evolução das larvas do mosquito Aedes aegypti, e aproveitavam para aprender como agir para ajudar a prevenir e a combater a doença. Um teatro de fantoches sobre a dengue também foi apresentado na praça, encenado pelos agentes de controle è dengue, que também realizaram ações nas moradias, colocando telas em caixas d‘água que estavam sem tampas.

Outra tenda do projeto, muito visitada pelos moradores, foi a da escola municipal da comunidade, Mauro Sérgio da Cunha, com projetos de proteção ao meio ambiente desenvolvidos pelo professor Paulo Ferreira Trotta e seus alunos: o Reflorestar e o Ostra Escola (vencedores do projeto Brasil 2Meio Ambiente, do Jornal do Brasil, em 2007) , além do Floresta, lixo, reciclagem e lixo (FL RM).

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) novamente montou sua tradicional barraca e marcou presença com sua tenda distribuindo água mineral para todos os participantes.

A professora aposentada Raimunda  Xavier aprovou a iniciativa da prefeitura. Ela  foi à praça levar os netos, Luís Gustavo e Maria Eduarda, e saiu muito feliz..  

- Fiquei durante toda a manhã com as crianças na praça e elas gostaram, aprenderam várias coisas e se divertiram muito. É deste tipo de atenção que nossas crianças estão precisando. Toda vez que o projeto vier para o Campo Belo, com certeza trarei meus netos novamente- garantiu ela.

A praça,onde o projeto foi realizado continua muito bonita e conservada. Ela foi entregue para a comunidade do Campo Belo recentemente pela Subsecretaria de Parques e Jardins.

Secretarias relacionadas: