Simulado de acidente alerta sobre perigos no trânsito

O principal objetivo do simulado foi despertar uma consciência responsável em todas as pessoas que utilizam o trânsito

Quinta-Feira, 25/05/2023 | .

A programação do Maio Amarelo, mês que é dedicado a chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, realizou nesta quarta-feira (24) uma ação que uniu conscientização e prevenção. Um simulado de acidente no trânsito impactou as pessoas que passaram por alguns pontos de Angra dos Reis.

A cena de um acidente entre um veículo e uma motocicleta chamou a atenção das pessoas que passaram pela Praça do Porto, Praça Codrato de Vilhena e pela Praça da Matriz, no Centro. Personagens, dentre eles crianças e mulheres vítimas de acidentes de trânsito, também fizeram parte da encenação. Garrafas de bebidas espalhadas pelo chão montaram um cenário comprovando que as pessoas envolvidas no acidente cometeram um erro que pode tirar a vida das pessoas: a mistura de álcool e direção.

A dona Marilda Pimenta, moradora do Morro da Caixa d’Água, estava passando pela Praça do Porto quando se deparou com o simulado e ficou impressionada com o que viu.

- É chocante, realmente é algo muito real e verdadeiro. É um alerta para a população. Tem que ter muito cuidado e atenção no trânsito. Esse tipo de ação é muito importante para ajudar a prevenir acidentes – disse a aposentada de 66 anos.

Despertar uma consciência responsável em todas as pessoas que utilizam o trânsito. Este foi o principal objetivo do simulado de um acidente realizado, pois é difícil ver uma cena tão realista e não refletir sobre os perigos no trânsito.

- O principal objetivo das nossas ações nesses dias é realmente apresentar para o público em geral que faz parte do trânsito, que nosso maior patrimônio é a vida, é o que nós temos de mais importante. A ideia desse simulado é mostrar uma infeliz realidade e despertar nas pessoas a percepção dos riscos de acidentes, pois, com essa percepção, as pessoas vão conseguir se policiar melhor e ter uma consciência mais responsável - disse José Aparecido da Silva Luís Santos, diretor de Estudos e Projetos de Educação para o Trânsito.

A ação foi coordenada pela Escola de Cursos e Trânsito Angra (Optrans), Expresso Angrense de Transporte e Turismo e Instituto Tecnológico de Capacitação (Itec), com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, através da Superintendência da Guarda Municipal e Operações de Trânsito.