Teotônio Vilela e Essiomar Gomes visitam usinas

O governador de Alagoas quer construir uma central nuclear no seu estado e ficou empolgado com as usinas

Quinta-Feira, 20/08/2009 | .

 


O vice-prefeito Essiomar Gomes, representando o prefeito Tuca Jordão, participou da visita do governador de Alagoas, Teotônio Vilela à Central Nuclear de Angra dos Reis, na quinta-feira, 20. O governador e sua comitiva, incluindo deputados e senador, foram recebidos pelo presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro, e sua equipe. Todos puderam conhecer as instalações da central nuclear, visitando o canteiro de obras da usina Angra 3 e o local onde está Angra 2.

O governador de Alagoas, conforme afirmou na carta que escreveu ao ministro de Minas e Energia, Edison lobão, justifica a visita como parte da campanha para cooptar apoios à ideia de construir a central nuclear nordestina no seu estado, já que a empresa pretende instalar mais duas novas usinas nucleares brasileiras, até 2030, no Nordeste.

-Este é um dia importante e poderá ser histórico se viermos a ter uma central nuclear em Alagoas. Vou trabalhar para que isso aconteça, mas teremos duas frentes de trabalho: a aceitação da sociedade alagoana e o convencimento das autoridades-disse Teotônio Vilela, que, preocupado com a aceitação dos polítcos de seu estado, perguntou ao vice-prefeito Essiomar Gomes como foi a reação dos políticos à implantação das usinas em Angra dos Reis.

Essiomar foi categórico ao afirmar que há 15 anos o comportamento dos políticos era desfavorável ao programa nuclear,mas que agora não há mais preconceito.

-Alguns políticos participavam do movimento "Hiroshima nunca mais" e deitavam-se na estrada. Hoje, 90% dos candidatos fazem campanha eleitoral citando a importância da empresa. A Eletronuclear tem uma importância muito grande para o nosso município e para a cidade vizinha, Paraty-lembrou Essiomar Gomes. O vice-prefeito de Paraty, Valdecir Ramiro, também esteve presente.

O presidente da Eletronuclear ressaltou durante o encontro que “Angra foi a favor de Angra 3, tanto a prefeitura como a Câmara apoiaram a construção da terceira unidade”.

Essiomar ainda falou das contrapartidas que o município de Angra dos Reis receberá por conta da construção da usina Angra 3 (R$ 150 milhões) e das parcerias da empresa com o município.

Secretarias relacionadas: