Representantes da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), do governo municipal e do Angra Esporte Clube se reuniram nesta quinta-feira, dia 21, no Salão Nobre da prefeitura, para discutir planos de ação que incentivem e estruturem o futebol em Angra dos Reis. Além do desejo manifestado por todos de colaborar para que o Angra chegue à Série A do Campeonato Carioca, o consenso é que o trabalho com as categorias de base seja priorizado. Também foi discutida a necessidade de desenvolver o futebol nas cidades do interior do estado.
– Faremos o que for possível para elevar o Angra à primeira divisão do futebol e estamos de portas abertas para qualquer negociação que venha a somar ao esporte no município – disse Luciane Rabha, secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer.
O presidente da Ferj, Rubens Lopes, disse estar satisfeito por ver o interesse e a união do governo municipal para fomentar o esporte. Lopes se comprometeu a assessorar, através da Ferj, o futebol em Angra, ajudando-o a se adequar às normas atuais, no que diz respeito a estádios, captação de recursos, etc. Ele falou sobre a importância do que chamou de interiorização do futebol. Para ele, o esporte precisa se estruturar nas cidades do interior, como alternativa ao esgotamento visível na capital.
– A geografia do futebol do Rio está mudando, em função do poder econômico de algumas regiões – disse Lopes, dando como exemplo o trabalho de infraestrutura desenvolvido atualmente em alguns clubes do Norte do estado, que vêm investindo na formação de atletas e instalações.
Rubens Lopes fez questão de ressaltar que o foco da Ferj são as categorias de base. Nesse sentido, as principais medidas adotadas pela federação são “coibir a ação predatória dos empresários e proteger o clube formador”. O presidente do Angra Esporte Clube, George Fedrizzi, afirmou estar empenhado na valorização dos jovens atletas e anunciou que o Angra irá implantar, a partir do ano que vem, escolinhas de futebol nos bairros, o que para ele também é uma forma de inclusão social. O subsecretário de Esporte e Lazer, Hudson Viana, também ressaltou a qualidade dos trabalhos de base feitos por sua subsecretaria: – O caminho é trabalharmos pelo Angra e também com a prata-da-casa, pois aqui temos vários talentos – disse Hudson.
O vereador Jorge Eduardo Mascote, também presente à reunião, falou sobre os incentivos que o município continuará dando para que o Angra chegue à primeira divisão. – Há seis anos a prefeitura tem sido o maior patrocinador do Angra, e este ano não será diferente. A Serie B começa dia 15 de julho e tenho certeza que vamos montar um time forte – disse o vereador, que completou com elogios ao Estadio Municipal: – Hoje nosso estádio é aprovado por todas as avaliações técnicas possíveis –. Em seguida, o presidente da Ferj reiterou o que foi dito pelo vereador afirmando que o estádio está de acordo com todos os laudos exigidos pela federação.
Também participaram da reunião o vice-prefeito Essiomar Gomes, a primeira-dama Alessandra Jordão, o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, o secretário de Administração, José Eugênio Sayegh, o vereador Marco Aurélio Vargas, além da equipe da subsecretaria de Esporte e Lazer. Após a reunião, os representantes da Ferj fizeram uma visita ao Estádio Municipal, que irá passar por uma vistoria técnica ainda neste mês.