O prefeito de Angra, Tuca Jordão, recebeu empresários do corredor turístico da Estrada do Contorno e da Ilha Grande, membros do Convention & Visitors Bureau da cidade, hoje (26), no Salão Nobre da Prefeitura. Em pauta, uma série de reivindicações do setor, que está se sentindo prejudicado com as chuvas que caíram na virada do ano e continuam caindo no município. Tuca Jordão divulgou aos presentes as ações que estão sendo implementadas para conter os prejuízos e que serão realizadas a curto e médio prazos, deixando os hoteleiros satisfeitos e esperançosos de dias melhores.
Logo de início o prefeito Tuca Jordão informou que está liberando hoje, R$ 10 milhões dos cofres da Prefeitura para a realização de obras de contenção em toda a Estrada do Contorno, incluindo Morro da Cruz, com exceção da Costeirinha e do Bonfim, que terão suas encostas feitas pelo governo do Estado.
- As obras começarão logo e esta região será totalmente recuperada. Na Praia das Gordas, por exemplo, será executada uma obra de contenção numa extensão de 200 metros de muro, utilizando a metodologia de cortina atirantada, que além de resolver definitivamente o problema de escorregamentos, irá ampliar o espaço para estacionamento de veículos, - enfatizou Tuca Jordão.
Outra questão levantada pelos empresários foi em relação ao benefício concedido pela Prefeitura de 15% de desconto no IPTU parcelados em 10 vezes. Eles disseram que precisam de uma ajuda ainda maior, alegando que os prejuízos são grandes, pois além do cancelamento de reservas há a diminuição no número de procura de turistas para a região nesta temporada. O prefeito, que estava com seu secretário de Fazenda, Jorge Irineu da Costa, ao lado, informou aos presentes que já havia solicitado a sua equipe (Procuradoria também), um estudo para verificar uma forma legal de melhorar o incentivo fiscal, mencionando que neste momento, a Prefeitura precisa do IPTU. “Estes R$ 10 milhões liberados são recursos oriundos do IPTU. Agora, mais do que nunca, precisamos desta contribuição, mas entendo o problema enfrentados por vocês”, comentou o prefeito.
Os hoteleiros também reclamaram do tempo de carência (seis meses) oferecido aos empresários atingidos pela crise, pela InvesteRio, que colocou à disposição linhas de financiamento do Programa de Apoio Solidário (PAS). Imediatamente, o vice-prefeito Essiomar Gomes, também presente na reunião, ligou para o presidente da financiadora, Maurício Chacur, que ampliou este prazo para 12 meses, como forma de ajustar o financiamento a próxima temporada.
Além disso, o prefeito ainda informou que está elaborando uma campanha para mostrar aos turistas que Angra dos Reis, apesar dos últimos acontecimentos, está preparada para receber o turista, ou seja, os acessos estão liberados e àqueles trechos comprometidos já estão sendo feitas obras para sanar o problema de possíveis escorregamentos, enfatizando que apenas o centro da cidade e a praia de Bananal, na Ilha Grande, foram prejudicados com as chuvas, tendo o restante do município, que tem atrativos naturais por serra e por mar, totalmente intactos e perfeitos para o lazer de quem procura.
O grupo também solicitou ao prefeito diálogos mais freqüentes com o trade turístico. De posse de um relatório feito pelo presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, (que não pode estar presente por problemas da ordem pessoal) demonstrando várias reuniões realizadas com os hoteleiros antes e após as chuvas de 1º de janeiro, Tuca Jordão disse não concordar com este quesito, porém prometer realizar uma reunião com Veníssius amanhã para tratar especificamente do assunto.
Além dos já citados, participaram da reunião o diretor executivo da TurisAngra, Ricardo Bruno, parte da equipe da Fundação; os empresários Andréia Arneiro (Pousada Angra Bella); Sandra Sarmento (Pousada do Contorno); comandante Guilherme (Aquamaster e vice-presidente do Convention); Vinícius Milagres (Pousada Milagres); Elias José Rabha – Fiote (Pousada Fiote - Araçatiba); Eduardo Costa (Mar de Angra); César Augusto (Recreio da Praia – Abraão); João Carlos Veronese (Recanto do Cantador); e Gino Zamponi (Pousada Arco Baleno e presidente do Convention).