A semana para os integrantes do Conselho Municipal de Turismo de Angra dos Reis terá uma agenda de encontros importantes para o aperfeiçoamento técnico de futuras ações e planejamento para o turismo local. Nesta segunda-feira, 10, de 9h às 18h, e terça, 11, de 9h às 12h, na unidade do Teclar do Centro da cidade, na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n, no bairro São Bento, os membros titulares e parte da equipe da TurisAngra participam de oficinas de capacitação para a operação do sistema de monitoramento dos destinos indutores (SG65) e também para a melhoria da gestão. O treinamento será ministrado por técnicos do Instituto Marca Brasil (IMB), parceiro do Ministério do Turismo (MTur) nos projetos de gestão e desenvolvimento Regional dos 65 Destinos Indutores do turismo brasileiro.
Ainda na terça-feira, 11, na parte da tarde, às 14h, na sede da TurisAngra, o conselho se reunirá tendo como pauta o planejamento da alta temporada de 2010-2011, próximo verão em Angra dos Reis. Essa convocação extraordinária foi definida na última reunião ordinária do conselho, dia 28 de abril, a quinta realizada desde que o órgão foi eleito em setembro de 2009, durante o Seminário Municipal de Turismo,
O que é o SG65?
O SG65 é um método automatizado para a gestão da competitividade nos Destinos Indutores. As oficinas têm como objetivo implementar o Projeto de Gestão dos 65 Destinos Indutores e foi realizada pela empresa prestadora de serviços de consultoria e licenciamento de software, Módulo Security Solutions, em parceria com o Ministério do Turismo. Durante a capacitação os membros titulares do Conselho Municipal de Turismo e parte da equipe da TurisAngra serão orientados a operar o sistema SG65, onde as ferramentas servirão de auxílio às atividades de trabalho dos gestores no turismo local, sendo monitorados e interligados ao acompanhamento do Ministério do Turismo. A intenção da capacitação do Software SG65 é melhorar a gestão dos 65 destinos indutores. É um sistema de gestão da competitividade e articulações das ações entre o Ministério do Turismo e as cidades indutoras.
·Projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional
Objetiva definir parâmetros, avaliar o estágio de desenvolvimento e elaborar plano de ação para que os 65 destinos indutores do desenvolvimento alcancem competitividade de nível internacional. Em 2008 foi realizada a primeira edição do estudo, que apresentou o estágio de competitividade turística de cada destino e do País.
·Gestão dos 65 Destinos Indutores
Este projeto está sendo desenvolvido em atenção à meta número três do PNT 2007/2010: “Estruturar 65 destinos com padrão de qualidade internacional”, que tem como público-alvo aproximadamente 650 gestores de turismo que foram identificados nos Seminários de Competitividade realizados pelo MTur e pela FGV nos 65 destinos indutores do turismo. Para a sua execução, foi firmado um termo de parceria entre o Ministério do Turismo e o IMB (Instituto Marca Brasil) e sua efetivação está prevista para o final de 2010.
O foco estratégico do projeto consiste em instituir um sistema de gestão nos planos de ações dos 65 destinos indutores do turismo, capacitando os atores locais para o fortalecimento da governança local e a ampliação dos conhecimentos sobre o planejamento estratégico, prevendo a animação de uma rede de trabalho que mantenha a troca de informações em dinâmica constante e eficiente, além de monitoria das ações executadas e da construção de um sistema, visando a agilizar o processo de planejamento, execução e monitoramento.
Este trabalho determinará, ainda, a capacidade dos gestores locais em comum acordo, com o aporte técnico de um grupo de gestores nacionais para estruturar e executar planos que orientem ações de competitividade até 2010.
·Projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional
Objetiva definir parâmetros, avaliar o estágio de desenvolvimento e elaborar plano de ação para que os 65 destinos indutores do desenvolvimento alcancem competitividade de nível internacional. Em 2008 foi realizada a primeira edição do estudo, que apresentou o estágio de competitividade turística de cada destino e do País.
Turismo: planejamento e capacitação para o setor
Conselheiros municipais são capacitados para o SG65 e se reúnem para planejarem a alta temporada 2010/2011