A temporada de transatlânticos de Angra dos Reis terminou neste fim de semana, na Vila do Abraão, na Ilha Grande. O navio MS Insígnia, de bandeira americana, com 640 passageiros, 95% deles estrangeiros e uma tripulação de 340 pessoas, ficou em frente à Vila do Abraão, um dos três pontos de fundeio que a TurisAngra preparou para os transatlânticos que passam pela região, os outros dois são na Ilha da Gipóia e no Shopping Piratas Mall‘s.
Cerca de 550 passageiros desembarcaram na Ilha Grande na manhã de sábado, dia 24, no novo Cais que foi totalmente refeito pela Prefeitura. Eles foram recepcionados com caipirinha e muita cordialidade pelo Convention & Visitores Bureau Ilha Grande e pela Associação dos Meios de Hospedagem da Ilha Grande. Além dos funcionários da TurisAngra que controlavam o desembarque no cais e davam informações sobre os atrativos da Ilha Grande.
Visitaram a ilha e só retornaram para o navio durante o final do dia. Não faltaram atividades. Mergulhos, saídas de lanchas, traineiras e saveiros e caminhadas em trilhas, como Lagoa Azul, Lagoa Verde (também conhecida como Boqueirão), Enseada das Estrelas e Saco do Céu. Os passeios e roteiros foram definidos e fechados com as agências do Abraão legalizadas. Houve quem preferisse passear durante todo o dia pela bucólica Vila do Abraão, fizeram compras, pararam nos bares, restaurantes e desfrutaram de tudo de bom que a natureza lá oferece.
O balanço da TurisAngra da temporada de transatlânticos em Angra que começou no dia 14 de novembro e terminou neste sábado, dia 24, foi positivo. Nesse período passaram por Angra dos Reis 78 navios com 53 mil desembarques de passageiros desses navios no continente e na Ilha Grande. O presidente da TurisAngra, Manoel Francisco de Oliveira comemora, já estão previstos 20 receptivos (ato de receber os passageiros em terra nos desembarques) de transatlânticos para a Ilha Grande na próxima temporada.
- Este ano foram 8 receptivos na Ilha Grande e para a próxima temporada já temos quase o triplo, - informou entusiasmado também com os números de turistas que visitaram Angra na última temporada, seja de navio, carro, ônibus e avião.
Angra recebeu 430 mil turistas nessa temporada
Visitaram Angra dos Reis na última temporada mais de 430 mil turistas. O melhor desempenho no setor nos últimos 10 anos. Angra na verdade, como sempre lembra o Prefeito Fernando Jordão, tem de tudo um pouco para oferecer a qualquer tipo de turista, seja nacional ou estrangeiro e de condições financeiras diversas.
- Sempre repito o que o navegante italiano Américo Vespúcio relatou em sua carta ao Rei de Portugal quando chegou pela primeira vez na baía de Angra: se Deus criou um paraíso na terra, com certeza ele é aqui. E não tenho dúvidas, ele disse a mais pura verdade, - assegurou o Prefeito de Angra.
Ele lembrou ainda que as mudanças gradativas implementadas pela Prefeitura para alavancar o turismo consciente e gerar mais divisas estão dando certo. Desde a implantação do Angra Legal, e investimentos na infra-estrutura de outros setores, o ordenamento do turismo surgiu naturalmente. A Prefeitura implementou regulamentos, criou alternativas viáveis para que todos pudessem desfrutar deste paraíso. O controle de entrada de turistas nas praias, como o Aventureiro, por exemplo, resultou não só na preservação desta área, mas proporcionou lucros aos comerciantes locais.
- Um turismo com mais qualidade, - definiu a passagem de 430 mil visitantes pelo Município nessa temporada de verão, o presidente da TurisAngra, Manoel Francisco de Oliveira. Segundo ele, Angra recebeu 60 mil turistas a mais do que o esperado Esse crescimento também é uma conseqüência do Angra Legal, que criou mais medidas de proteção ao meio ambiente, afinal esta é a riqueza maior que Angra dos Reis possui, e que atrai visitantes do mundo todo.
- Todas as ações desenvolvidas estão dando resultados positivos tanto para a comunidade como para os turistas. O turismo está selecionado, há mais dinheiro. O aumento de movimento em Angra foi de 13%, - contou Manoel Francisco.
Todos os setores tiveram uma onda crescente de movimento neste período O aeroporto da Japuíba registrou um acréscimo de 15% de pouso e decolagem de aeronaves, da aviação executiva. Ainda nessa temporada, 28.771 passageiros fizeram passeios turísticos através das 24 agências que utilizam o bilhete eletrônico emitido pela TurisAngra, um crescimento de 15% no setor. Só nos passeios marítimos foram gerados em torno de R$ 2 milhões nos três primeiros meses do ano. Além disso, mais de 30 mil pessoas passaram pela Ilha Grande, enquanto que outras 14 mil passaram pela “pérola da Costa Verde”, através transatlânticos.
Um dos termômetros que mede também crescimento do turismo é a ocupação de hotéis e pousadas. São 162 estabelecimentos entre o continente e ilha, que oferecem dez mil leitos. Na alta temporada a ocupação chega a 90%. Só no ano passado a rede hoteleira movimentou R$220 milhões. O resultado do movimento deste ano só será revelado em 10 de abril, quando fecha a avaliação trimestral. De carona neste movimento surgem as ofertas de trabalho. Em toda a região 9.300 postos de trabalho estão ocupados por causa do turismo.
- Esta é a atividade mais antiga do mundo e tem que ser explorada, mas com organização, preservação e ordenamento. O resultado que obtivemos nesta temporada de 2007 nos leva a crer que a Prefeitura está trilhando o caminho certo na busca de mais desenvolvimento para a nossa cidade, - atestou o presidente da TurisAngra, lembrando que em média cada turista deixa por dia no Município 120 dólares na cidade.