VI Sensibilizarte

Mostra de Artes das escolas municipais mobiliza centenas de pessoas no Centro Cultural

Quinta-Feira, 22/10/2009 | .

  A VI Mostra Estudantil de Artes (Sensibilizarte), que teve como tema a religiosidade, realizada pela prefeitura através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra, superlotou o auditório do Centro Cultural Theophilo Massad, na noite de 21, das 19h às 22h, apresentando belíssimos trabalhos.


Alunos e seus familiares, professores de artes e profissionais de educação participaram ativamente do evento dançando, fazendo teatro e apresentando vídeos, como o Vídeo Fé, uma animação gráfica montada com desenhos dos alunos da E.M. Coronel João Pedro de Almeida e Tereza Pinheiro de Almeida, coordenada pelo professor Rafael Kuwer.


Uma grande exposição do artesanato produzido durante as aulas de artes da rede municipal, com o tema da mostra, foi uma das atrações da noite, junto com a premiação de diversos alunos que participaram de um concurso de desenhos sobre o tema. O melhor desenho, do aluno Ruan Ribeiro, da Escola Municipal Mauro Sérgio da Cunha (Japuíba), serviu de estampa para as camisetas do evento.


A secretária Luciane Rabha, acompanhada das subsecretárias Vera Cunha, de Ciência e Tecnologia, Neusa Fonseca, de Educação, e da curadora da mostra, professora Luciana Badaró, participaram ativamente da programação, agradecendo, exaltando e premiando as participações de alunos e professores. Outra presença ilustre foi a da primeira-dama Alessandra Jordão, prestigiando todas as apresentações. A professora de artes Jaqueline Winter, que coordenou a Sensibilizarte por vários anos, também esteve presente participando das atividades, desta vez junto com alunos da escola para deficientes visuais. Também marcaram presenças o presidente da Cultuar, Mário dos Anjos, e a representante do Ateneu Angrense de Letras e Artes, Maria Helena Ururahy.


A primeira turma a se apresentar na noite foi a dos alunos da E.M. para Deficientes Visuais, que fazem parte do grupo Cap Arte, mostrando a união dos cristãos, cantando, fazendo performance, e tocando instrumentos. O grupo emocionou a plateia apresentando músicas de diversas religiões. Um dos alunos, o “sr Farias, músico muito conhecido em outras décadas na cidade, e que trabalhava no Ceav, fez uma participação especial e foi muito aplaudido.


Outra bonita apresentação foi a dos alunos da E.M Raul Pompeia (Monsuaba), cantando e tocando instrumentos , sob a regência do professor Dante Carnevale. Também se destacaram dois grupos de dança dos coreógrafos-- Johnny Lopes e de Fernanda Kalil, além da belíssima apresentação do Coral da Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira, que encerrou as atividades da noite.


A I Mostra de Artes (Sensibilizarte) foi realizada há seis anos com tema geral. Nos anos seguintes enfocou os temas: culturas afro, indígenas, caiçaras e luso-brasileiras.

Secretarias relacionadas: