Vigilância sanitária apreende maquiagem

50 mil produtos de maquiagem sem registro na Anvisa foram retirados do mercado nesta segunda-feira

Segunda-Feira, 01/02/2010 | .


A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), através da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizou uma apreensão de cerca de 50 mil produtos de maquiagem sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 1º de fevereiro.

A fiscalização partiu de uma denúncia de um estabelecimento em um shopping na cidade, na semana passada, onde foi realizada uma pequena apreensão, “depois disso, nossos fiscais visitaram várias lojas de presentes importados ‘made in China‘ no Centro da cidade, e descobriram que são bem comuns esses produtos, sem segurança para a saúde, no mercado”, falou o superintendente Diogo Ruis. Segundo ele, em algumas lojas a apreensão totalizou até R$ 10 mil.

Produtos como lápis de olho, estojos completos de maquiagem, de sombras, batons, gloss e produtos infantis utilizando figuras famosas, como a Xuxa e Sandy foram encontrados, “as embalagens iludem as pessoas, e até para as crianças estão vendendo esses produtos. Isso é um absurdo, pois não tem nenhuma informação sobre a composição química nem de registro na Anvisa”, frisou Diogo.

A Diretoria de Vigilância Sanitária estará ampliando a fiscalização em farmácias e outras lojas no município, inclusive na Ilha Grande, e o alerta é para a população não se deixar ludibriar com esses produtos, pois oferecem riscos à saúde, como alergias e infecções, principalmente nesta época de verão. “Os produtos serão destruídos na sua totalidade”, finalizou Diogo.

Secretarias relacionadas: