Vigilância sanitária interdita câmaras de bronzeamento

Desde 2009, utilização das máquinas é proibida em todo o Brasil; utilização dos equipamentos é passível de punição

Quinta-Feira, 07/12/2023 | .

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a Prefeitura de Angra, por meio da Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde), realizou a interdição de duas câmaras de bronzeamento no bairro Jacuecanga. A ação foi motivada por uma denúncia recebida pela Vigilância Sanitária, que programou uma vistoria com três fiscais na localidade para analisar a situação, tendo em vista que o uso dessas máquinas é proibido no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada(RDC) ANVISA n° 56 de 9 de novembro de 2009. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização das câmaras pode ocasionar câncer de pele em seus usuários, sendo este um dos principais motivos do banimento do equipamento em 2009.

Ao chegar à localidade, a equipe encontrou duas câmaras de bronzeamento artificial, do tipo “paredão”, sendo confirmada a utilização pela dona do local, sendo assim, as duas máquinas foram interditadas. De acordo com a Vigilância, o uso das máquinas é configurado como infração sanitária, e a responsável irá responder a um processo sanitário administrativo. As penalidades cabíveis são: advertência, interdição parcial ou total do estabelecimento, proibição de propaganda e/ou multa.

A Vigilância Sanitária de Angra dos Reis realiza fiscalizações constantes ao longo do município. Para denunciar os casos, a população pode fazer contato pelo telefone 3377 2742 ou 3379 9900 ramal 1235.

Secretarias relacionadas: Saúde