Nas duas últimas reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Cultura de Angra dos Reis, final de agosto e início de setembro, na sede do Ateneu Angrense de Letras e Artes, os conselheiros aprovaram votos de louvor ao projeto Noites Angrenses, da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), discutiram e aprovaram diversas ações.
Os votos de louvor foram dados por integrantes da setorial, como Maria Helena Ururahy da Fonseca e Bruno Marques, pelo importante incentivo, divulgação e valorização que o projeto dá aos artistas da cidade, apresentando quinzenalmente músicos, atores, artesãos e artistas plásticos, na Praça do Porto, nas noites de sextas-feiras e sábados.
_ Na cidade faltava um projeto como esse, porque ele movimenta as noites da cidade com cultura, apresentando atrações gratuitas e de qualidade para a população e turistas e valorizando nossos artistas, gerando renda, fator imprescindível para a valorização das artes- explica Maria Helena.
Na reunião do dia 9, presidida pela diretora-executiva da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Stella Salomão, foi aprovada a formação de uma comissão com representantes das setoriais do conselho para discutir e abrir caminhos para solucionar diversos problemas, como a implementação do Conselho Fiscal da entidade e a rediscussão da utilização do prédio da Casa Larangeiras, porque os conselheiros reivindicam espaço para a cultura. Também foram bastante discutidas a realização da Off Fita; possibilitar melhor estrutura para funcionamento do conselho e a necessidade de se fazer cumprir o estatuto da entidade, que exclui membros faltosos.
O projeto de realização da Off Fita foi apresentado pelo grupo teatral Cia. da Lua e tem como objetivo divulgar todas as manifestações culturais realizadas pelos artistas de Angra, durante a Festa Internacional de Teatro, conforme acontece com a Off Flip em Paraty, apresentando as produções dos artistas de Angra em horários diferenciados das apresentações oficiais.