"O Cefet já é nosso"

Prefeito assina o contrato de doação do terreno à União e aguarda o projeto executivo da Eletronuclear

Quarta-Feira, 01/04/2009 | .

O prefeito Tuca Jordão e a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer estiveram na terça-feira, 31, no prédio do Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro, na Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), para a assinatura do contrato de doação do terreno onde vai ser construído o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

O terreno, situado na Rodovia Governador Mário Covas (BR-101), nas proximidades da bairro da Caputera, tem 33 mil m2 e pertencia à Prefeitura de Angra. Como o Cefet será um investimento federal, o prédio só poderia ser construído em uma área de Patrimônio da União.

– Fizemos nosso dever de casa, nossa contrapartida necessária para a viabilização da tão sonhada escola técnica no município – comentou o prefeito ao assinar o contrato. A gerente regional do Patrimônio da União, Marina Esteves, falou sobre o empenho de Tuca e da secretaria de Educação para a realização do Cefet, e sobre o prazo do governo federal para a construção do prédio.

– Esse contrato já tem força de escritura pública, e é o documento que faltava para o governo federal iniciar o processo de construção do prédio. No contrato, está discriminado o prazo de até três anos para a realização da obra, o que assegura à prefeitura que, em alguma eventualidade, a área pode voltar para o patrimônio municipal. Agora, o extrato do contrato será publicado no Diário Oficial da União, dentro de quatro ou cinco dias – falou Marina Esteves.

O prefeito também comentou sobre a responsabilidade da Eletronuclear sobre o Cefet.

– A prefeitura já fez sua parte, agora cabe à Eletronuclear a realização do projeto executivo, que é de responsabilidade deles, algo definido lá atrás. Eles têm que entregar o projeto para o governo federal, que vai aprovar e viabilizar os recursos para a obra. Nossa intenção é brigar pela escola, fundamental para a economia do município, que está crescendo e necessitando de profissionais capacitados – contou Tuca.

Aulas em agosto

A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, está empenhada para o início imediato do Cefet. Após a assinatura do contrato, ela entregou um documento ao presidente do Cefet-Rio, Miguel Badenes, para solicitar a liberação do começo das aulas, já em agosto, no prédio do Polo Universitário do Cederj, em Jacuecanga. 

– Ele estará indo a Brasília e ficaremos aguardando a reposta do MEC para o início no segundo semestre, dos cursos de Gestão Ambiental, Eletromecânica e Pesca. Enquanto isso, já colocaremos a placa, na área em Jacuecanga, do Cefet, que já é nosso – finalizou Luciane.

Secretarias relacionadas: