Parque Natural Municipal da Mata Altlântica

O belíssimo cenário formado pelo mar de águas cristalinas cercado pelo paredão de montanhas dominadas pelo verde da Mata Atlântica com seus rios e córregos também de águas cristalinas atraem turistas do mundo inteiro para a Baía da Ilha Grande. Mas este mesmo cenário sofre há muitos anos a ocupação desordenada de encostas, margens de rios e outros locais inadequados à habitação humana.

As Unidades de Conservação da Natureza- UCNs têm como objetivos a conservação de belezas cênicas, a preservação dos ciclos e elementos naturais, estrutura e estabilidade dos solos, a perenidade dos mananciais e a pesquisa científica. Entre os diversos tipos de UCN, os Parques, têm também o objetivo de estimular o contato das pessoas coma a natureza. Caminhadas, contemplação através de mirantes, escaladas, voo livre, … enfim seja qual for a combinação de atividades, num Parque, excursionistas, professores com seus alunos, turistas etc, vivem experiências que nos lembram da nossa dependência aos ciclos e elementos naturais.

Daí vem o lema dos Parques: conhecer para preservar. É esse espírito que norteou o Decreto 10.760, de 26 de dezembro de 2017, que criou o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, ou simplesmente Parque da Cidade.

O Parque abrangerá as terras altas de toda a elevação que domina o Centro de Angra com seu limite correndo sobre os morros da Carioca, Sto Antonio, Cx Dágua, Carmo, Peres, Glória, e da Cruz, seguindo por cima do Encruzo, Enseada, Retiro, Ribeira, Vila Velha, Praia Grande, Bonfim e Colégio Naval.

Neste momento está sendo planejada a elaboração do Plano de Manejo, que é o estudo de implantação e administração do Parque e define vários aspectos como traçado de trilhas e estradas, estruturas de administração e visitação, zoneamento, áreas a serem reflorestadas, atividades permitidas e atividades econômicas a serem estimuladas.

Durante sua elaboração, os trabalhos de campo, as reuniões temáticas e este site da Prefeitura propiciarão aos moradores do entorno do Parque e aos diversos cidadãos interessados, darem sua contribuição para que o Plano de Manejo forme uma base consistente a partir da qual seja implantado um Parque amado pela população e viável economicamente.



Para mais informações sobre o Parque, a equipe do Departamento de Projetos e Conservação Ambiental está disponível através do telefone (24) 3368.4435 e do e-mail sdus.dpcam@angra.rj.gov.br